O vereador da Serra Darcy Júnior (Patriota) quer impedir que a prefeitura aplique multas utilizando câmeras de videomonitoramento aos motoristas que cometerem infrações de trânsito. O sistema passou a ser usado com essa finalidade na última segunda-feira (26).
No mesmo dia, Darcy Júnior protocolou um Projeto de Lei (PL) que visa impedir que as multas sejam aplicadas. Em sua justificativa, o parlamentar explica que “ainda que o Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN) regulamente o uso desses dispositivos em vias urbanas, o Ministério Público Federal tem solicitado a suspensão dessas multas justificando que o videomonitoramento fere os direitos fundamentais, pertencentes ao artigo 5°, da intimidade e da privacidade, garantidos pela Constituição Federal”.
Darcy Júnior ainda apontou que “no último ano, foi apresentada a Resolução Nº 909, do Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN), o decreto visa consolidar as ‘normas de fiscalização de trânsito por intermédio de videomonitoramento’, de acordo com os termos do Código de Trânsito Brasileiro (CTB)”.
“A Resolução possibilita o uso de vídeos como prova para punir condutores, porém, não necessariamente as imagens serão fornecidas ao motorista autuado, já que equipamentos que não realizam gravações podem ser usados para o flagrante, dificultando ou impossibilitando questionamentos das autuações por parte dos condutores”, justificou o vereador.
O projeto ainda precisa ser apreciado pela Comissão de Constituição e Justiça da Câmara Municipal da Serra. Caso haja parecer pela constitucionalidade da proposta, o PL passa a tramitar pelas demais comissões competentes até ser colocado para votação em plenário.
O que diz o projeto
- Art.1º- Fica vedada a autuação de trânsito por meio de videomonitoramento no
Município da Serra.
§ 1º O videomonitoramento será utilizado exclusivamente para fins de segurança
pública e controle de tráfego de veículos.
§ 2º Poderá o Município utilizar o videomonitoramento de forma preventiva e
educativa de trânsito, de forma alguma para a aplicação de multas. - Art. 2º – As despesas decorrentes da aplicação desta lei correrão por conta de
dotações orçamentárias próprias, suplementadas se necessário.
Confira como a Prefeitura da Serra passou a utilizar as câmaras de videomonitoramento para aplicar multas de trânsito no link abaixo.
Câmeras de videomonitoramento começam a emitir multas para infrações de trânsito na Serra
Receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp! Basta clicar aqui.
Vereador quer impedir prefeitura de multar motoristas utilizando videomonitoramento na Serra