Durante o programa New Balld Please da última segunda-feira, Fernando Meligeni avaliou a participação de João Fonseca no ATP 500 de Halle. O brasileiro foi derrotado na estreia em simples por Yannick Hanfmann, com parciais de 6/2 e 6/2, mas chegou à final de duplas ao lado do alemão Daniel Altmaier.
“Ele saiu de Roland Garros e foi para o Rio de Janeiro, treinou dois dias no piso duro e utilizou este primeiro torneio (Halle) para se adaptar, aproveitando as duplas para ganhar ritmo na grama. Ele não se preparou especificamente para esse evento – isso não é uma crítica, apenas uma observação. Quando se monta o calendário, ou você vai para um torneio sem estar totalmente preparado, ou não joga e treina na grama, mas aí podem dizer que está competindo pouco. É uma decisão da equipe”, afirmou o ex-número 25 do mundo.
“Acabou levando uma ‘surra’ do Hanfmann em uma primeira rodada dura. O alemão joga bem, e João estava perdido. Pela primeira vez, vi o João parecido comigo”, brincou Meligeni, que sempre ressaltou não se sentir confortável jogando na grama.
O apresentador Fernando Nardini questionou se vale a pena dedicar uma semana inteira às duplas ou se seria melhor chegar mais cedo ao próximo torneio, Eastbourne, onde Fonseca é cabeça de chave número dois e estreia diretamente nas oitavas de final.
“Acredito que vale a pena. Você está competindo, vivenciando situações reais de jogo. Há a questão da movimentação na grama. Você se coloca na grama, e conheço o Guilherme (Teixeira, treinador) – ele não ficou só jogando dupla, certamente fez mais treinos. Nesta semana, João é cabeça de chave e sai adiantado. Ele jogará apenas na quarta-feira, então terá segunda e terça para se adaptar. Para mim, foi uma estratégia muito bem executada”, analisou.







