Defensoria oficia Grupo de Trabalho sobre exploração de sal-gema no norte do ES

A Defensoria Pública do Espírito Santo, por meio do Núcleo de Atuação em Desastre e Grandes Empreendimentos, oficiou o Grupo de Trabalho Interinstitucional para o Desenvolvimento Sustentável do Polo de Sal-Gema acerca da possível extração da substância no Norte do Estado. De acordo com a apuração da Instituição, há a possibilidade de instalação de um polo extrativista em Conceição da Barra, o que preocupa a população local, em especial as comunidades quilombolas.

Continua após a publicidade

A Defensoria sustenta que a preocupação tem fundamento, em razão das recentes notícias veiculadas pela mídia a respeito do colapso de uma mina para extração de sal-gema em Maceió (AL), cuja área de exploração estaria cedendo e já teria ensejado desocupações em mais de cinco bairros da cidade, afetando mais de 55 mil pessoas.

No Espírito Santo, o Governo do Estado instituiu o Grupo de Trabalho Interinstitucional para o Desenvolvimento Sustentável do Polo de Sal-Gema, destinado ao acompanhamento do processo de estudos, pesquisa e exploração minerária no Município de Conceição da Barra. 

Continua após a publicidade

No ofício, a Defensoria Pública solicita o posicionamento do Grupo de Trabalho a respeito da necessidade de se realizar uma consulta livre, prévia e informada, nos termos da Convenção nº 169 da OIT, às comunidades quilombolas que poderão ser impactadas por um possível empreendimento.

Receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp! Basta clicar aqui.

Continua após a publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Vitória, ES
Temp. Agora
23ºC
Máxima
24ºC
Mínima
20ºC
HOJE
22/06 - Seg
Amanhecer
06:16 am
Anoitecer
05:10 pm
Chuva
0mm
Velocidade do Vento
4.37 km/h

Média
23ºC
Máxima
27ºC
Mínima
19ºC
AMANHÃ
23/06 - Ter
Amanhecer
06:16 am
Anoitecer
05:10 pm
Chuva
0mm
Velocidade do Vento
7.53 km/h

O CDI – Complexo do Desenvolvimento Infantil

Sidnei Vicente

Leia também