segunda-feira, 11 de novembro de 2024

Carnaval de São Paulo: Mocidade Alegre se consagra bicampeã de 2024

A Mocidade Alegre foi a grande vencedora do carnaval de São Paulo de 2024, se consagrando como bicampeã. O segundo e terceiro lugares ficaram com a Dragões da Real e a Acadêmicos do Tatuapé.

Continua após a publicidade

A Mocidade Alegre levou para o sambódromo uma homenagem ao Brasil imaginado por Mário de Andrade. A escola de samba desbancou outras 13, com uma nota de 270 pontos, e se tornou a campeã do carnaval de São Paulo, pela 12ª vez.

Tom Maior e a Independente Tricolor foram as duas piores colocadas do Grupo Especial com 268,7 pontos, e, com isso, farão parte do Grupo de Acesso 1, conforme as regras estipuladas pela Liga Independente das Escolas de Samba de São Paulo.

Continua após a publicidade
São Paulo (SP) 13/02/2024 - Cerimonia de Apuração das Escolas do Grupo Especial no Sambódromo do Anhembi. Escola de Samba Mocidade Alegre, Bi-Campea, com sua presidenta Solange Cruz Bichara .Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil
São Paulo (SP) – Escola de Samba Mocidade Alegre é bicampeã do carnaval de São Paulo. Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil
Este ano, a Mocidade Alegre competia com a Camisa Verde e Branco, Barroca Zona Sul, Dragões da Real, Independente Tricolor, Acadêmicos do Tatuapé, Mancha Verde, Rosas de Ouro, Vai-Vai, Tom Maior, Mocidade Alegre, Gaviões da Fiel, Águia de Ouro, Império de Casa Verde e Acadêmicos do Tucuruvi. 

A Mocidade Alegre foi fundada em 1967 e tem sua quadra no bairro do Limão, zona norte da capital paulista. Atualmente, a presidente da escola é Solange Bichara.

A escola foi a terceira a desfilar na segunda noite, no sábado (10), no Sambódromo do Anhembi.

Identidade brasileira

São Paulo (SP) 13/02/2024 - Cerimonia de Apuração das Escolas do Grupo Especial no Sambódromo do Anhembi. Escola de Samba Mocidade Alegre, Bi-Campea, com sua presidenta Solange Cruz Bichara .Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil
Cerimônia de Apuração das Escolas do Grupo Especial no Sambódromo do Anhembi. Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil

O enredo concebido pela escola para este ano é de autoria do carnavalesco Jorge Silveira e do enredista Leonardo Antan e sugere a revisão do conceito de identidade brasileira.

“O ano de 2024 marca o centenário do início da histórica viagem que o poeta fez pelo Brasil profundo, em busca de compor a colcha de retalhos que forma a nossa identidade cultural nacional. Nosso desfile se propõe a abrir o diário de viagem do ‘Turista Aprendiz’ e percorrer com ele os passos de sua expedição. Junto com Mário, descortinar a riqueza de nossa arte, nosso território e nossa gente”, explicou Silveira.

A Mocidade Alegre é conhecida também como “Morada do Samba”. O termo foi cunhado por um integrante da escola chamado Argeu e resumiu o que o fluminense Juarez da Cruz, o idealizador da escola, planejava para ela, que era manter as portas e a receptividade para qualquer pessoa, independentemente de qualquer origem.

Ainda durante esta quarta-feira (14), será divulgado a campeã do Carnaval do Rio de Janeiro, a apuração está prevista para começar às 16h10 e será transmitida pela TV Globo.

*Com informações da Agência Brasil
Receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp! Basta clicar aqui
Continua após a publicidade
Redação
Redação
Equipe de jornalismo

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Vitória, ES
Amanhecer
04:54 am
Anoitecer
05:56 pm
23ºC
Chuva
0mm
Velocidade do Vento
3.13 km/h
12/11
Ter
Mínima
21ºC
Máxima
31ºC
13/11
Qua
Mínima
24ºC
Máxima
26ºC
14/11
Qui
Mínima
24ºC
Máxima
27ºC
15/11
Sex
Mínima
22ºC
Máxima
25ºC
Colunistas
Marcos Paulo Bastos Ribeiro

10 dicas de reformas rápidas para o Fim de Ano

Leia também