...

Hoje tem cinema ao ar livre em Colatina

A Caravana de Cinema do Curta Vitória a Minas II chega hoje à cidade de Colatina, trazendo consigo os curtas-metragens “O Último Trem”, do vendedor Fabrício Machado Bertoni, e “Colatina, a Princesa do Rock”, do jornalista Nilo José Rezende Tardin. Essas obras fazem parte de uma coleção de ficções e documentários produzidos por moradores de cidades que se desenvolveram ao redor da Estrada de Ferro Vitória a Minas.

A exibição gratuita ao ar livre acontecerá nesta sexta-feira, dia 7 de julho, às 19h30, na Área Verde de Eventos da Avenida Beira Rio.

Um caminhão cinema, equipado com uma tela de 9×6 metros, projetores, sistema de som e cadeiras para acomodar o público, está percorrendo cidades capixabas e mineiras para exibir nas ruas e praças as histórias transformadas em filmes pelo Curta Vitória a Minas II.

Em cada sessão, a comunidade tem a oportunidade de assistir ao curta-metragem local e às obras de outros autores selecionados.

Conheça mais sobre o filme “Colatina, a Princesa do Rock”

Os primeiros acordes do rock sacudiram Colatina nos anos 60. Esse ritmo nascido no hemisfério norte trouxe rebeldia e irreverência para a juventude da cidade, sedenta por romper com a monotonia da época. Foi assim que, em 1965, surgiu a banda The Jet Boys, uma das pioneiras do rock no Espírito Santo.

Quase seis décadas depois, ao resgatar as memórias daqueles tempos, o jornalista Nilo Tardin transformou essa história de pioneirismo do rock no município em um filme. O documentário “Colatina, a Princesa do Rock” reúne antigos integrantes da banda pioneira, relembra as noites no LiverPub (uma casa de shows inspirada nos Beatles), celebra a ousadia da Rádio Clube do Rock 87.9 (a única emissora capixaba que toca rock 24 horas por dia), destaca as festas de arromba, como a Festa do Cafona, e reverencia a relação entre jeans, motociclismo e a cultura do rock na cidade.

Saiba mais sobre o filme “O Último Trem”

No dia 24 de outubro de 1975, marcou-se o último trajeto do trem pela rua principal do centro de Colatina (ES) para a remoção dos trilhos da Estrada de Ferro Vitória a Minas.

Essa ferrovia, instalada na primeira década do século XX, impulsionou o desenvolvimento do município, tornando-o um dos centros econômicos mais importantes do estado.

Com a duplicação da Estrada de Ferro Vitória a Minas, a linha foi realocada para outra área da cidade, a três quilômetros do centro. A retirada dos trilhos serviu de inspiração para a história de “O Último Trem”, escrita pelo vendedor Fabrício Bertoni.

O autor criou uma ficção em torno desse evento histórico marcante para a cidade. No filme, uma mãe e seus dois filhos pequenos lutam para sobreviver vendendo cocadas na antiga estação. As filmagens ocorreram no distrito de Itapina, localizado a cerca de 25 quilômetros da sede municipal.

CIRCUITO VITÓRIA-MINAS II – EXIBIÇÃO DE CURTAS

Curta-metragem: “Colatina, a Princesa do Rock”, de Nilo Tardin

Curta-metragem: “O Último Trem”, de Fabrício Machado Bertoni

Data: 07 de julho (sexta-feira)

Hora: 19h30

Local: área verde da avenida Beira Rio

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Leia Também

g