...

Filarmônica de Mulheres do ES pela primeira vez no Teatro Universitário

Nesta terça-feira, 27, a Filarmônica de Mulheres do Espírito Santo (Femes) se apresentará pela primeira vez no Teatro da Ufes. O espetáculo da noite será o concerto Canto de Luz e Sombras, que traz à luz mulheres da música que foram apagadas pela história, tirando essas compositoras das sombras.

Será a primeira vez também que a Femes apresentará no Espírito Santo, músicas da compositora italiana, Bianca Maria Meda, como explica a maestra regente da apresentação, Alice Nascimento:

“A série série do Concerto Luz e Sombras, tem um objetivo muito importante além do de fazer música, que é um trabalho de pesquisa que a gente faz, pesquisando compositoras, principalmente do século XVII, XVIII. Nesses períodos, em que compositores ficaram imortais, como Beethoven, Bach, Mozart, tinham mulheres compondo e elas foram apagadas pela história As mulheres estavam fazendo música também. Uma delas é a italiana, Bianca Maria Meda, um compositora que se sabe pouco dela, mas que eu consegui duas partituras dela, e aí vamos apresentar pela primeira vez a música dessa compositora no Espírito Santo”.

A maestra ainda destaca que em cada série do Concerto Luz e Sombras, a Femes apresenta uma compositora, dando luz para algumas mulheres da música que estão nas sombras. A apresentação também relembrará canções do período barroco que tem início por volta do ano 1600 e termina com a morte de Johann Sebastian Bach, em 1750.

O espetáculo integra a programação do 15º Circuito Cultural Unimed Vitória, realização do Instituto Todos os Cantos e além da regência da maestra Alice, contará com a participação especial da soprano Meire Norma Bernardino. A abertura da noite ficará a cargo do Algazarra Coral, composto por crianças e adolescentes.

A expectativa da Filarmônica é grande, de acordo com o que nos conta a maestra Alice:

“A gente está com uma grande expectativa, porque para nós da Femes é sempre uma experiência nova tocar em uma espaço que nunca tocamos. A acústica de cada espaço responde diferente. Mesmo com o mesmo repertório, não é possível a gente ouvir o mesmo som, cada espaço tem sua própria acústica e isso para quem toca em orquestra, quem tem essa sensibilidade tão aguçada, é uma experiência nova. Depois também é o Teatro da Ufes, um espaço de saber, um dos mais importantes do nosso estado, onde tantas pessoas se formam, aprendem, lugar de troca de conhecimento, e a Femes poder ocupar esse espaço para fazer um concerto tão importante é um marco na nossa tão recente história”.

A Femes apresentará canções de compositores como o sacerdote católico Antonio Vivaldi, Arcangelo Corelli e Adolf Hasse. Os ingressos podem ser comprados pelo site Le Billet ou na bilheteria do Teatro.

CONCERTO BARROCO COM FEMES – 15º CIRCUITO CULTURAL UNIMED

Onde: TEATRO DA UFES
Quando: 27/06 às 20h
Entradas: R$20,00 inteira e R$10,00 meia (Na bilheteria do Teatro ou no site Le Billet)

Leia também:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Leia Também

g