sábado, 25 de maio de 2024

Eclipse Solar anular; Nasa lançará 3 foguetes durante o fenômeno neste sábado

Neste sábado (14) acontece o eclipse do Solar anular e a Nasa lançará três foguetes para estudar a atmosfera em meio ao fenômeno.

O eclipse Solar ocorre quando a lua se posiciona a frente do sol deixando apenas um ‘anel de fogo’ do sol visíve. Neste fenômeno, a lua conseguirá cobrir cerca de 69% do sol, será visível em todo o Brasil, sendo que algumas regiões do Norte e Nordeste estarão no caminho da anularidade. O restante do país poderá observar o fenômeno como parcial.

A previsão é de que o eclipse poderá ser visto das 15h30 até o pôr do sol.

Foguetes da Nasa

De acorco com o comunicado divulgado pela Nasa, o objetivo do envio dos três foguetes é de investigar como a queda repentina da luz solar afeta a atmosfera superior.

“Cada foguete implantará quatro pequenos instrumentos científicos que medirão mudanças nos campos elétricos e magnéticos, densidade e temperatura“, informou.
Segundo a Agência Espacial, o eclipse fará com que o Sol diminua para 10% do seu brilho normal. Diferentemente de um eclipse total, em que toda a luz da estrela central é coberta pela Lua, o eclipse de sábado será anular — restando uma espécie de “anel de fogo”.
Os foguetes da missão “Perturbações Atmosféricas ao Redor do Caminho do Eclipse”, ou APEP, serão lançados do Campo de Mísseis de White Sands, no Novo México, e é possível que pessoas na região consigam observar os objetos lançados em direção à sombra do eclipse.
A ideia é de que o primeiro foguete seja lançado cerca de 35 minutos antes do pico do eclipse local, um durante o pico do eclipse e outro 35 minutos depois. Os veículos espaciais APEP farão medições entre 70 e 325 quilômetros acima do solo ao longo de sua trajetória, na região da ionosfera.

 

Leia também:

Cerca de mil brasileiros em Israel e Palestina querem voltar ao Brasil

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe

Recentes

Leia Também

Papa recebe demandas de adolescentes sobre crises climáticas

Maria Helena Garrido, 17 anos, viveu de perto a...

Enem 2024: provas acontecerão em 3 e 10 de novembro

O cronograma do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem)...

Crescem manifestações contra Israel em faculdades dos Estados Unidos

Protestos contra Israel encheram as ruas do Brooklyn e...
g