...

Presidente do Equador declara estado de exceção após assassinato de candidato

O presidente do Equador, Guillermo Lasso, fez um anúncio surpreendente durante a madrugada desta quinta-feira (10), ao decretar estado de exceção em resposta a um terrível evento que abalou o país: o assassinato a tiros de um dos candidatos à presidência, Fernando Villavicencio.

O ataque ocorreu após o término de um comício em Quito, deixando um trágico saldo de nove pessoas feridas. Seis suspeitos foram detidos, e um deles perdeu a vida em um confronto com as forças policiais.

Lasso, em meio a essa situação crítica, reafirmou que as eleições presidenciais, originalmente programadas para o dia 20 de agosto, serão mantidas. A declaração do estado de exceção visa mobilizar as Forças Armadas, com o objetivo de assegurar a integridade do processo eleitoral e a segurança nacional.

“Apesar da perda de um defensor da democracia, as eleições não serão suspensas. Pelo contrário, elas serão realizadas, e é vital que a democracia seja fortalecida nesse momento. Este é um chamado para todos defenderem nossa democracia através do voto”, afirmou Lasso em seu pronunciamento.

O presidente destacou a determinação do Equador em enfrentar aqueles que tentam semear o medo e reiterou que as instituições democráticas não irão se submeter ao poder do crime organizado.

O grupo criminoso autodenominado “Los Lobos”, um dos mais influentes do país, assumiu a autoria do ataque, alegando que tal destino é reservado a políticos corruptos que não cumprem suas promessas.

Em um vídeo divulgado pelo grupo, eles afirmam que o ex-candidato teria recebido milhões de dólares como financiamento para sua campanha.

Em respeito à memória de Fernando Villavicencio, o governo equatoriano declarou um período oficial de luto de três dias.

O Ministério das Relações Exteriores do Brasil (Itamaraty) emitiu uma nota expressando suas mais sinceras condolências aos familiares do falecido, ao governo do Equador e à sua população. Com informações do g1.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Leia Também

Estudo da OCDE analisa criatividade de estudantes em 64 países

Partindo do princípio de que o pensamento criativo é...

Monica Nitz lança curta-metragem nesta quinta-feira (6)

ChatGPT A artista plástica e documentarista Monica Nitz lança seu...

Maldito ex: livro revela os dois lados da moeda

Maldito Ex, a sequência de Querido Ex, coloca em...

Papa recebe demandas de adolescentes sobre crises climáticas

Maria Helena Garrido, 17 anos, viveu de perto a...
g