...

Titan: EUA e Canadá reforçam investigações sobre implosão

Estados Unidos e Canadá vão reforçar processos de investigação sobre o acidente ocorrido com o submersível Titan, ocorrido na semana passada. Um dos objetivos da investigações é esclarecer se o uso de materiais impróprios para veículos submersíveis, como a fibra de carbono, pode ter contribuído para a implosão.

O transporte subaquático implodiu quando tentava chegar aos destroços do Titanic levando cinco tripulantes a bordo em um passeio turístico – todos morreram.

Os EUA realiza uma investigação através da Guarda Costeira, que receberá o apoio do Conselho Nacional de Segurança nos Transportes. A Guarda dos EUA trata o caso como “um grande acidente marítimo”, que está envolta em uma situação complexa em relação à jurisdição responsável pelo incidente, ocorrido em águas internacionais.

No Canadá as investigações serão conduzidas pelo Escritório de Segurança do Transporte do Canadá – TSB (sigla em inglês). A agência não tem relacionamento direto com órgãos governamentais, e por ser independente não pode determinar responsabilidades civis ou criminais, nem mesmo apontar culpados pelo ocorrido. O envolvimento do Canadá nas investigações se justifica porque o navio-mãe do Titan, a embarcação Polar Prince, tem bandeira canadense.

OceanGate Expeditions é a empresa proprietária e operadora do Titan e tem sede nos EUA, mas o submersível estaria registrado nas Bahamas, de acordo com agências internacionais de notícias.

Ray Dalio, investidor e cofundador da iniciativa de exploração marinha OceanX, afirmou, na última sexta-feira, 23, que a empresa, responsável pelo Titan, “criou seu próprio veículo experimental com materiais evitados por outros empreendimentos e decidiu ignorar o processo de certificação projetado para garantir a segurança e optou por ignorar os avisos de muitos especialistas dentro da comunidade submersível”.

Leia também:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Leia Também

Estudo da OCDE analisa criatividade de estudantes em 64 países

Partindo do princípio de que o pensamento criativo é...

Monica Nitz lança curta-metragem nesta quinta-feira (6)

ChatGPT A artista plástica e documentarista Monica Nitz lança seu...

Maldito ex: livro revela os dois lados da moeda

Maldito Ex, a sequência de Querido Ex, coloca em...

Papa recebe demandas de adolescentes sobre crises climáticas

Maria Helena Garrido, 17 anos, viveu de perto a...
g