domingo, 06 de outubro de 2024

Unaids diz que resposta ao HIV na Ucrânia precisa de apoio urgente

A Ucrânia é o país com a segunda maior epidemia de HIV da Europa Oriental e Ásia Central. Em momento de guerra, o tratamento contra o vírus chega a cerca de 62% dos 240 mil soropositivos graças a ações apoiadas pela sociedade civil.

O Programa da ONU sobre HIV/Aids, Unaids, diz que antes do conflito foram as organizações de base que impulsionaram os avanços no aumento de remédios, na mobilização comunitária e de fundos para a prevenção em grupos prioritários.

Terapia antirretroviral

A agência alerta, no entanto, que esse esforço precisa de apoio e financiamento contínuos para que a resposta à epidemia não retroceda.

Apesar da guerra, o Unaids promoveu o envio de auxílio para terapia antirretroviral, medicamentos para tuberculose e a substituição de opioides para impedir que o tratamento fosse interrompido.

Unaids prossegue o fornecimento de serviços, remédios e ajuda humanitária
Unaids prossegue o fornecimento de serviços, remédios e ajuda humanitária

As instituições que apoiam essa atuação incluem o Fundo Global de Combate à Aids, Tuberculose e Malária, o Plano de Emergência do Presidente dos Estados Unidos para Alívio da Aids, Pepfar.

A sociedade civil tem sido o motor da resposta ucraniana ao HIV em parceria com o Centro de Saúde Pública. Por isso, a Unaids considera urgente financiar a sociedade civil para apoio aos serviços no país e seus vizinhos acolhendo refugiados.

“Feridas psicológicas”

A agência da ONU prossegue o fornecimento de serviços, remédios e ajuda humanitária aos necessitados, apesar de bombardeios, ataques, da falta de eletricidade e do acesso limitado ao leste e ao sul.

Pela passagem do ano da invasão russa, outras entidades humanitárias ressaltaram desafios prioritários com impacto na saúde dos ucranianos. A Cruz Vermelha, por exemplo, aponta crescentes notificações de questões psicológicas.

Muitos ucranianos precisam de lugares para ficar, de pagar uma renda estável e de assistência médica e escolas, destaca a instituição.

O Fundo das Nações Unidas para a Infância, Unicef, mobiliza auxílio para a atuação nesses campos. A agência lembra que 487 crianças morreram e 954 ficaram feridas em 2022, a grande maioria devido ao uso de explosivos.

A Agência da ONU para os Refugiados, Acnur, confirmou 13 milhões de pessoas obrigadas a deixar suas casas pelo conflito. A Europa acolhe 8 milhões de refugiados, enquanto dentro do país vivem mais de 5 milhões deslocados.

Leia também: Aliado de Putin diz que Rússia “não existirá mais” se perder guerra

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe

Recentes

Leia Também

Repatriação de brasileiros do Líbano é adiada

A Operação Raízes de Cedro, que vai repatriar brasileiros...

Doramas Coreanos: confira 12 opções dubladas para você assistir

Os doramas coreanos dublados em português são verdadeiros queridinhos...

Notice: ob_end_flush(): Failed to send buffer of zlib output compression (1) in /home/ocapixaba/public_html/wp-includes/functions.php on line 5427

Notice: ob_end_flush(): Failed to send buffer of zlib output compression (1) in /home/ocapixaba/public_html/wp-includes/functions.php on line 5427