...

Mudança em programa de compra de alimentos é aprovada no ES

Os deputados estaduais deram luz verde ao Projeto de Lei (PL) 626/2023, que propõe alterações substanciais no Programa Estadual de Compra Direta de Alimentos (CDA), atualmente regulamentado pela Lei 11.505/2021, durante a sessão ordinária realizada nesta quarta-feira (9).

Esse programa tem por objetivo permitir que os municípios adquiram alimentos provenientes de agricultores familiares locais. Antes de ser submetida ao voto do Plenário, a matéria foi submetida a uma avaliação conjunta das comissões de Justiça, Agricultura, Assistência Social e Finanças, culminando em um parecer oral. O relator encarregado foi o deputado Tyago Hoffmann (PSB).

Dentre as alterações propostas, destaca-se aquela que confere ao Banco do Estado do Espírito Santo (Banestes) a função de agente operador, responsável pela execução dos gastos públicos do programa.

De acordo com as premissas do programa, a aquisição dos produtos oriundos da agricultura familiar ocorre por meio de chamada pública, sem a necessidade de procedimentos licitatórios.

Tais produtos têm o intuito de abastecer uma ampla gama de instituições, incluindo a rede socioassistencial, cozinhas comunitárias, bancos de alimentos, orfanatos, unidades de sistemas de saúde e o sistema prisional, além de asilos e outras entidades afins. O escopo do programa, conforme proposto pelo governo, será expandido para abranger outras instituições e órgãos habilitados a receber esses alimentos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Leia Também

Após ameaças da extrema direita Maria da Penha recebe proteção

Maria da Penha Maia Fernandes está recebendo proteção especial...

Taxação de compras internacionais de até US$ 50 é aprovada no Senado

O plenário do Senado aprovou nesta quarta-feira (4) o...

Hoje é o prazo final para regularizar ou transferir título de eleitor

Hoje, quarta-feira (8), é o último dia para regularizar...
g