...

Ministério planeja estabelecer novas instalações culturais em comunidades

Na noite de segunda-feira (14), a ministra da Cultura, Margareth Menezes, destacou em Vitória (ES) que a descentralização do apoio ao setor cultural é uma das principais metas de sua pasta.

“Estamos focando com determinação na descentralização, na distribuição mais equitativa do apoio, pois há uma história de concentração. Não estamos abandonando onde já existe investimento, mas queremos criar oportunidades para todos os estados e regiões do Brasil, para que todos tenham acesso”, declarou ela.

Margareth Menezes participou do lançamento do calendário da Conferência Estadual de Cultura do Espírito Santo na Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes).

Anteriormente, durante o Encontro Nacional de Gestores da Cultura, também realizado na Ufes, a ministra afirmou que novos espaços culturais serão construídos em comunidades desfavorecidas em todo o país. Isso será concretizado através do novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

“Não basta apenas apoiar financeiramente. Precisamos dotar as cidades de instalações culturais. Queremos alcançar as favelas e as pequenas cidades. Teremos os CEUS (Centros de Artes e de Esportes Unificados) da Cultura, além de unidades móveis de CEUS, como carros e barcos levando a cultura para todos os cantos do Brasil”, afirmou.

Para Margareth Menezes, a intenção é reduzir as disparidades no país. “A arte deve contribuir para as questões fundamentais que impulsionam o progresso do Brasil. Parte desse progresso envolve superar séculos de desigualdade persistente. Os eventos culturais não podem perpetuar essa desigualdade”, ressaltou.

O Primeiro Encontro Nacional de Gestores de Cultura reúne centenas de gestores municipais e estaduais de cultura de todo o Brasil para discutir políticas públicas para o setor. No primeiro dia do evento, a descentralização e a democratização do acesso à cultura foram temas centrais de discussão. Com informações da Agência Brasil.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Leia Também

Após ameaças da extrema direita Maria da Penha recebe proteção

Maria da Penha Maia Fernandes está recebendo proteção especial...

Taxação de compras internacionais de até US$ 50 é aprovada no Senado

O plenário do Senado aprovou nesta quarta-feira (4) o...

Hoje é o prazo final para regularizar ou transferir título de eleitor

Hoje, quarta-feira (8), é o último dia para regularizar...
g