Com o objetivo de contribuir para a renovação da frota de táxis em todo território capixaba, o CrediTaxi prevê, de acordo com o projeto de lei 12.276/2023 do deputado estadual João Coser (PT), até R$ 80 mil para renovação da frota.
O projeto apresentado pelo deputado, se aprovado, autorizará o Governo do Estado a criar uma linha de crédito específica para taxistas, por meio das suas instituições financeiras.
Segundo a proposta, poderão ter acesso à CrediTaxi taxistas autônomos ou vinculados à cooperativas e associações, desde que estejam com seus registros ativos.
Apesar do texto definir R$ 80 mil como valor máximo para linha de crédito, se o empréstimo for usado para aquisição de um veículo adaptado para transporte de pessoa com deficiência, o valor pode subir em até 10%. As condições para contratação do empréstimo, taxas de juros e prazos serão definidos pelo Governo do Estado no momento da regulamentação da lei.
De acordo com o deputado João Coser, a demanda chegou a ele através de um grupo de taxistas da Grande Vitória: “A categoria vem acumulando perdas desde o período da pandemia. Os custos e as exigências são muitos para esses profissionais. O que eles pedem é o apoio do Governo para continuar trabalhando dentro das normas estabelecidas por cada município”.
O projeto foi lido na Assembleia Legislativa do Estado do Espírito Santo – Ales, na última segunda-feira, 19 e será analisado pelas comissões internas da Assembleia, posteriormente deve ser levado à votação dos deputados.