A ONG Transparência Capixaba afirmou que vai acionar o Ministério Público do Espírito Santo (MPES) para que investigue o deputado estadual Lucas Polese (PL), após ser abordado em uma blitz da Polícia Militar (PM), na madrugada do último sábado (8), em Vitória, e se recusar a fazer o teste do bafômetro.
Na ocasião, Polese estava dirigindo um carro da frota oficial da Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales). O parlamentar informou para a reportagem do MovNews que não fez o teste por orientação do departamento jurídico de seu gabinete e por uma suposta perseguição. O deputado não negou e nem admitiu ter ingerido bebida alcoólica antes de dirigir.
Por nota, a Transparência Capixaba disse que Lucas Polese deve dar as explicações devidas sobre o episódio, além de ressaltar que a sociedade não pode admitir que o mal uso de um bem público se torne rotineiro, “como já testemunhamos em outras oportunidades naquela casa de leis”.
“O uso de carros oficiais e de outros bens públicos deve se destinar ao cumprimento do serviço público de interesse direto das cidadãs e dos cidadãos. A agenda oficial também precisa ser publicizada para que qualquer pessoa tenha condições de avaliar se o uso desses bens está cumprindo seu objetivo”, diz trecho da nota.
A ONG ainda sugeriu que a Ales retome a discussão sobre a necessária identificação dos carros oficiais de uso restrito dos deputados, conforme se pretendeu com a apresentação do PL 202/2019 que tornava obrigatória a identificação desses bens; publique com regularidade a agenda oficial dos parlamentares e seus objetivos; que insira na normalização das obrigações de servidores e membros da Casa, caso abordados por blitz a obrigação de realizar testes de bafômetros, ou similares, se quiserem continuar a dirigir veículos da Assembleia; e que seja aberto processo investigativo na Corregedoria-Geral da Assembleia para apurar eventual descumprimento das normas regimentais.
A reportagem do MovNews entrou em contato com a assessoria do deputado Lucas Polese e aguarda retorno. A matéria será atualizada assim que houver uma resposta.
Receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp! Basta clicar aqui.