O prefeito de Vila Velha, Arnaldinho Borgo (Podemos), está sendo considerado como um candidato praticamente certo na busca por sua reeleição. Quem afirma isso não é o próprio prefeito, mas sim seus aliados políticos. Um exemplo disso é o deputado Mazinho dos Anjos, que deixou claro que o PSDB não terá um candidato na cidade, retirando Max Filho do projeto político, pois já está apoiando o atual chefe do Executivo.
No entanto, Arnaldinho Borgo não é uma unanimidade e já há movimentações da Direita contra seu nome. O senador da República e presidente do PL no Espírito Santo, Magno Malta, está trabalhando para que um conservador possa enfrentar o prefeito nas eleições de 2024. Por outro lado, os Republicanos estão alinhados com Borgo.
Uma prova dessa aliança foi um encontro ocorrido na manhã desta segunda-feira (15) no gabinete da Prefeitura de Vila Velha. O presidente estadual dos Republicanos, Erick Musso, acompanhado do vereador de Vila Velha, Pastor Devanir, o vereador de Vitória e presidente da Câmara Municipal de Vitória, Leandro Piquet, e o deputado estadual Hudson Leal, reuniram-se com Arnaldinho. Também estavam presentes o ex-vice-prefeito e atual deputado federal Victor Linhalis, do Podemos, e o vereador Bruno Lorenzutti, do mesmo partido.
No entanto, vale ressaltar que o eleitorado de Vila Velha ainda precisa aguardar para ter uma visão completa sobre os candidatos que disputarão a eleição. A cena política local está em constante evolução, e novos nomes e alianças podem surgir até a chegada do processo eleitoral. Portanto, é necessário acompanhar de perto os desdobramentos políticos e aguardar para ver como a corrida eleitoral se desenvolverá.