Os bastidores da política da capital capixaba andam bem barulhentos nos últimos dias. O prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini (Republicanos), que chegou a ter sua permanência no partido colocada em cheque, parece apontar para uma disputa pela reeleição pela legenda. Para isso, Pazolini e o Republicanos movimentam seus pauzinhos em busca de apoio.
Como o MovNews publicou no último dia 13 de maio, o presidente do Progressistas (PP) no Espírito Santo, deputado federal Da Vitória, afirmou que o partido será protagonista nas eleições de 2024, seja com candidatos próprios ou com alianças. E pelo visto, esta uma das alianças está sendo fechada em Vitória.
Lorenzo Pazolini convidou o PP para participar de sua gestão, inclusive, oferecendo a Secretaria de Cultura ao Progressistas. Além disso, Erick Musso, atual presidente estadual do Republicanos, já foi filiado ao PP e tem boa relação com Da Vitória.
No dia 15 de maio, o MovNews publicou uma entrevista com o deputado federal Evair de Melo (PP), que afirmou que a legenda está preparada para liderar um projeto político no Estado, visando até mesmo uma disputa com candidato próprio ao governo estadual, em 2026.
“Nosso plano é juntar o maior número de partidos de direita para que possamos eleger um governador de direita, senador de direita, parlamentares de direita para Brasília e para a Assembleia Legislativa”, ressaltou.
Os indícios são fortes de que PP e Republicanos devem caminhar juntos para as disputas eleitorais de 2024 e 2026.
Pazolini muda mirando reeleição
A mudança que se desenha na secretaria de Cultura de Vitória não é o único indicativo de que Lorenzo Pazolini será candidato à reeleição. Outra secretaria que mudou há um mês foi a de Esportes.
Uma das críticas que recaem sobre a gestão do prefeito da capital do Estado é justamente na área esportiva. Nos bastidores de Vitória, alguns vereadores também pediam ao chefe do Executivo municipal que realizasse a mudança na secretaria.
O ex-secretário municipal de Esportes Sandro Parrini (DEM), que foi criticado por parlamentares, deixou a pasta e foi nomeado para exercer o cargo de assessor especial no Executivo. Em seu lugar, assumiu o jornalista e advogado Rodrigo Wernersbach Ronchi, que já foi secretário Estadual de Esportes no governo Paulo Hartung, em 2018.
A mudança, segundo fontes, agradou aos parlamentares, uma vez que Ronchi é considerado como alguém do ramo, já que também cursou Administração Esportiva pelo Comitê Olímpico Brasileiro, além da experiência anterior.
Uma fonte do MovNews comentou que o prefeito de Vitória está “vivíssimo” na disputa de 2024.
A reportagem entrou em contato com a assessoria de Lorenzo Pazolini, mas até a publicação deste texto não houve retorno. A matéria será atualizada assim que houver uma resposta.
Receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp! Basta clicar aqui.