As eleições municipais só ocorrem em 2024, mas há quem já esteja preparando o terreno para disputar o pleito pela primeira vez ou novamente. Em Cariacica, Euclério Sampaio (União Brasil), atual prefeito do município, tem visto seus antigos e possíveis adversários entrando em sua base ou com outros planos longe da prefeitura. Sendo assim, quem seria os possíveis adversários do prefeito?
Pelos corredores da política capixaba, a informação mais antiga é a de que Marcelo Santos (Podemos), deputado estadual e presidente da Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales), após seu mandato de dois anos à frente do Legislativo Estadual, deve ser indicado para conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE-ES). Como Marcelo é um nome importante da cidade e já tentou outras vezes ser prefeito, seria um nome a menos.
Outro possível candidato seria o ex-prefeito de Cariacica e deputado federal Helder Salomão (PT). O partido tem pretensões de disputar os Executivos Municipais, mas precisaria contar com a vontade de Helder em se candidatar. Ao menos, de momento, não parece ser a ideia do petista. Vale ressaltar que Célia Tavares foi a candidata da legenda em 2020, indo para o segundo turno contra Euclério.

Adilson Avelina (PSC) também concorreu em 2020. Mas parece que essa não é sua ideia para 2024. Pelo menos por enquanto. Isso porque Avelina ganhou um cargo na prefeitura cariaciquense. Ele assumiu como subsecretário de Habitação do município. Ou seja, está ao lado de Euclério.
Tenente Assis (PTB), candidato em 2020, declarou que não pretende concorrer em 2024 para apoiar a reeleição de Euclério. Outro a seguir o mesmo caminho é Marcos Bruno (Rede), ex-deputado estadual e diretor-presidente da Companhia Estadual de Transportes Coletivos de Passageiros do Estado do Espírito Santo (Ceturb-ES). Com eles, são menos dois adversários nas urnas.

Gilson Daniel vem aí?
Prefeito de Viana por dois mandatos consecutivos, Gilson Daniel (Podemos) é especulado nos bastidores como um possível adversário de Euclério Sampaio no pleito do próximo ano. Há quem diga que ele não teria disputado em 2020 porque não podia. Além disso, sem Marcelo Santos, seu correligionário, Gilson seria o principal nome do partido para essa disputa.
Porém, existe uma equação a ser resolvida. Gilson Daniel apoiou Euclério nas últimas eleições municipais. Ambos têm seus partidos na base do governo do Estado. Por que haveria disputa? Segundo fontes ouvidas pela reportagem do MovNews, o governo não estaria disposto a intervir nas candidaturas de Cariacica. Outro ponto é que o próprio Gilson Daniel não estaria satisfeito com o governo. Ainda nos bastidores, o que se diz é que tudo vai depender da vontade do deputado.
Embora as eleições ainda estejam há mais de um ano de distância, as peças do tabuleiro estão se movimentando. Mas, ao menos no momento, Euclério parece estar com o caminho pavimentado para uma possível reeleição.
Receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp! Basta clicar aqui.