O vereador de Vitória, Leandro Piquet (Republicanos) indicou à Prefeitura de Vitória a ampliação da política de merenda escolar nas escolas municipais, contemplando assim o desjejum/colação. Atualmente, as instituições de ensino começam a oferecer a merenda na metade do turno. A sugestão do parlamentar, que é presidente da Comissão de Educação na Câmara de Vitória, foi baseada nos resultados de uma pesquisa realizada pelo seu mandato com os diretores escolares.
“Nossa visita às escolas mostrou que muitas crianças chegam sem se alimentar, sendo a escola, para muitos, o único local em que estes meninos e meninas conseguem ter uma alimentação equilibrada. Essa política é importante também pelo fato de que estamos em um processo de alto desemprego, inflação elevada de alimentos, ocasionando insegurança alimentar nas famílias mais vulneráveis”, disse o vereador.
Foi observado também durante a pesquisa que a oferta do desjejum poderá garantir maior atenção dos estudantes, estimulando a presença destes alunos na sala de aula, potencializando, assim, o ensino e o aprendizado. Piquet ressaltou que a proposta terá tem grande impacto social na educação de Vitória, principalmente neste momento de retorno às aulas presenciais.
Ainda de acordo com o parlamentar, a indicação foi recebida positivamente pela Prefeitura de Vitória que sinalizou, por meio da secretária de Educação, Juliana Rohsner, implantar a política já no ano que vem.
“Vamos fazer uma análise técnica, mas o prefeito Lorenzo Pazolini entendeu, e a partir da indicação do vereador Leandro Piquet, a gente está fazendo este compromisso de estudar e implantar no próximo ano”, disse a secretária de Educação, Juliana Rohsner.