sábado, 18 de maio de 2024

Fuscalhaços: leva arte e alegria às comunidades de Vitória

Os cinco destemidos palhaços do famoso Fusca roxo de Vitória estão prontos para sair da garagem e animar as ruas das comunidades da capital em busca de sorrisos. Esta iniciativa, conhecida como “Fuscalhaços”, é realizada pelo grupo de artes cênicas Árvore Casa das Artes, sendo contemplada pela Lei Rubem Braga da Secretaria Municipal de Cultura de Vitória (Semc). A partir da próxima quinta-feira (16), eles retornam às ruas para mais uma temporada de diversão e criatividade.

Este projeto itinerante leva a arte a 10 diferentes comunidades da cidade, proporcionando acesso à cultura mesmo durante o período da pandemia, quando muitas pessoas estavam restritas em suas casas.

“A proposta visa oferecer acesso à arte para aquelas pessoas que geralmente não têm oportunidade de participar de atividades culturais. O Fusca transporta os equipamentos de circo e também serve como suporte de som mecânico”, explica Vanessa Darmani, atriz, palhaça e coordenadora de gestão e produção da Árvore Casa das Artes.

Depois de passar por locais como a Ilha de Santa Maria, Ilha das Caieiras e Jesus de Nazareth, o projeto chega aos bairros Tabuazeiro na quinta-feira (16), Santo Antônio na sexta-feira (17), Mário Cypreste no sábado (18) e ao Centro, no Parque Moscoso, no domingo (19).

Cada apresentação é uma experiência gratificante! O Fusca desperta memórias de infância relacionadas ao circo, proporcionando entretenimento e garantindo o direito de rir para todos os espectadores. Vanessa enfatiza que o riso é fundamental para a saúde e o bem-estar de todos.

Ao todo, o “Fuscalhaços” realizará 10 cortejos circenses até o final de junho, incluindo workshops de circo e teatro nas comunidades e rodas de conversa com o público após as apresentações. Todas as atividades são gratuitas e abertas a todas as idades.

Este projeto não apenas leva arte e entretenimento às comunidades, mas também promove a inclusão social, especialmente em áreas que muitas vezes não são atendidas por atividades artísticas regulares.

Para não perder as aventuras do “Fuscalhaços”, confira as datas, horários e itinerários da trupe:

16/05 – quinta-feira
Bairro: Tabuazeiro
Horário: 19 horas
Local: Avenida Coronel José Martins Figueiredo nº. 701 (em frente ao Quinturas Lanches)

17/05 – sexta-feira
Bairro: Santo Antônio
Horário: 19 horas
Local: Praça Estela Coimbra

18/05 – sábado
Bairro: Mário Cypreste
Horário: 16 horas
Local: Rua Servidão Belarmino Guedes – Praça Luiza Pereira (atrás do Sambão do Povo, conhecido como Apertadinho)

19/05 – domingo
Bairro: Centro
Horário: 11h30
Local: Parque Moscoso

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe

Recentes

Leia Também

Oficinas gratuitas e festa marcam o aniversário de 9 anos da Sarau da Barão

Estão abertas as inscrições para as oficinas literárias que...

Projeto capixaba de videodança será lançado no YouTube

O projeto de videodança “Sonhava, eu, vivamente”, nesta sexta...
g