segunda-feira, 29 de abril de 2024

Referência em fotografia de arquitetura, Camila Santos lança sua primeira série de quadros

A fotografia pode ser definida como a arte de transmitir ao observador os detalhes e composições que tornam aquele enquadramento especial para quem ousou clicá-lo, não concorda? Aliás, você já se questionou como seria a vida sem os registros fotográficos? Não registros quaisquer, mas daqueles que lançam um olhar sobre o mundo e suas nuances? A emoção do momento, o poder da criação, a sensibilidade nas texturas.

Por trás do conceito de simplicidade e humanidade nas imagens, há profissionais que imprimem sua identidade e, com apenas um clique, exprimem tudo aquilo que desejam dizer. É o caso da fotógrafa e arquiteta Camila Santos, referência em fotografia no segmento de arquitetura e decoração no Espírito Santo, especialmente quando se fala de CASACOR ES. E agora ela amplia seus horizontes ao desenvolver sua primeira série de trabalhos autorais, suas fotografias em quadros de diferentes formatos e tamanhos.

Com o nome “Entendível ou confuso, mas sempre arquitetônico”, a composição dessa série revela uma seleção de 35 fotos produzidas em viagens e lugares por onde ela passou, com recortes da arquitetura e do que faz parte dela, por vezes não tão óbvios e os quais geralmente passam batidos aos olhos dos turistas. Locais como Vitória, Niterói, Buenos Aires, Londres, Salvador e Curitiba foram retratados em suas captações. Para conferir o trabalho de Camila, é possível agendar visita ao seu ‘Estúdio+Galeria’ em Vitória, onde grande parte dos quadros estão expostos ou então acessar o seu site https://www.camilasantos.fot.br/ onde ela disponibiliza o catálogo da série.

“Para mim, fazer fotos assim significa meu momento de liberdade, no qual não devo um resultado a ninguém além de mim mesma. Não são feitos com a intenção de expor, são puro prazer pessoal. Gosto da informação, gosto ainda mais da falta dela. Do entendível e do confuso, mas sempre arquitetônico. Acredito que a essência das coisas está nos fragmentos e nas formas. O que a um leigo pode parecer receita de bolo, ao fotografar arquitetura, procuro sempre trazer o meu olhar pessoal e levar o que eu vejo e o que quero contar, senão, qual seria o sentido no que busco se fosse só posicionar a câmera e apertar um botão?”, conceitua a fotógrafa e arquiteta.

Paixão pelos detalhes e composições: a trajetória de Camila Santos

Fotógrafa arquiteta, arquiteta fotógrafa: assim ela se define. Apesar da grande intimidade com o Espírito Santo, Camila Santos é natural de Maceió, em Alagoas. Arquiteta graduada pela Universidade Federal de Alagoas, chegou em terras capixabas recém-formada, em 2015, e logo conquistou um espaço no escritório da renomada arquiteta Sheila Basílio.

Ela lembra que, ainda no escritório, a fotografia se aproximava cada vez mais do seu propósito através dos livros de arquitetura que preenchiam as estantes daquele espaço. Em 2016, começou a fotografar: o estádio Kléber Andrade, o Monumento ao Imigrante Italiano e outros tantos projetos imponentes de Sheila Basílio foram seus primeiros “modelos”.  E sem que ela percebesse, a arquiteta foi se transformando em fotógrafa, imergindo cada vez mais entre os profissionais de arquitetura e interiores do Estado.

“Considero-me uma boa observadora, não de pessoas, mas sim de luzes, sombras, formas, texturas, detalhes, de retas e de curvas, das marcas da ação do tempo e da beleza das coisas e dos espaços. Foi esse dom da observação dos espaços que me levou a cursar arquitetura e foi a das imagens dos livros que me despertou para a fotografia”, destaca sobre si mesma.

Os trabalhos foram surgindo aos poucos e deram a Camila a oportunidade de realmente traçar o seu caminho. Entre uma produção e outra, buscava referências e conteúdo para se desenvolver. “Passei a perceber, no entanto, que eu estava procurando técnica, a maneira certa de fazer, a regra, mas que não era a estratégia que almejava para seguir minha carreira. Busquei então a simplicidade, aquela simplicidade complexa de ser construída. O sentimento e a humanidade nas imagens passaram a ser o cerne dos meus registros”, reflete.

Uma de suas inspirações e referências na fotografia é o carioca Denilson Machado, um dos principais nomes da fotografia do segmento de arquitetura e design, que já teve suas imagens publicadas em cerca de 160 capas de revistas. “O trabalho dele me chamou a atenção por transmitir a poesia que eu enxergava nos espaços. Em 2018, participei do curso dele e meu olhar foi aguçando cada vez mais na criação de uma identidade fotográfica. Fui me especializando cada vez mais, aprofundando-me não só na fotografia, mas no conhecimento sobre composição e artes”.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe

Recentes

Leia Também

II Festival de Dança “Dia D” terá apresentações de alunas da Fafi

Prepare-se para uma experiência cultural única no Palco do...

História de casa assombrada vai virar filme em Colatina

Quando a família de Marisa Almeida da Silva se...

Fórum Nacional de Mulheres no Hip Hop começa na quarta-feira, dia 1º.

Na próxima quarta-feira, 1º de maio, começa a nona...
g