sábado, 25 de maio de 2024

Festival de Música Erudita do Espírito Santo começa nesta sexta-feira (03)

Começa nesta sexta-feira (03) e vai até o próximo dia 25 de novembro o Festival de Música Erudita do Espírito Santo. O evento, que é gratuito será realizado no Sesc Glória no Centro de Vitória.

O primeiro fim de semana do Festival contará com duas apresentações, uma na sexta-feira (03) às 20h e outra no domingo (05) às 18h. Os interessados devem retirar os ingressos na bilheteria do Sesc Glória.

A estreia do Festival vai apresentar a ópera “Contos de Júlia”, do compositor Marcus Siqueira e da libretista Veronica Stigger, que apresenta personagens inspirados na obra da escritora brasileira Júlia Lopes de Almeida, nome fundamental de um dos momentos mais ricos da história da literatura brasileira, que viveu na passagem do século XIX para o século XX.

A obra é dividida em três atos e tem como ponto de partida o universo literário da autora realista brasileira. Para construir o libreto de “Contos de Júlia”, Verônica Stigger escolheu três narrativas curtas da coletânea “Ânsia Eterna”, publicada originalmente em 1903. Cada história deu origem a uma das partes da ópera.

As histórias, mesmo sendo independentes, possuem importantes pontos de contato, como a maternidade, o desejo, a morte, a loucura e o lugar da mulher em uma sociedade marcada pelo machismo, representada pelo quarteto vocal presente no palco ao longo de toda a ópera.

As narrativas são fortes e trazem o social como um elemento importante, revelando a força criativa de Júlia Lopes de Almeida e reforçando a necessidade de um processo amplo de resgate de sua vida e obra.

Júlia Lopes de Almeida

Nascida no Rio de Janeiro em 1862, Júlia começou sua carreira na imprensa, escrevendo em publicações como “A Gazeta de Campinas”, “O Paiz” e “A Semana”. Já no início dos anos 1880, seus textos defendiam a abolição da escravidão, a Proclamação da República e o fim das desigualdades sociais e de gênero. A escritora morreu em 1934.

Leia também:

Vanessa da Mata traz turnê “Vem Doce” para Vitória; veja como comprar os ingressos

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe

Recentes

Leia Também

g