Um jornalista pode parar na cadeia. O colunista Leo Dias, do Metrópoles, pode ser preso após condenação pela Justiça do Rio de Janeiro. O motivo ? Uma publicação citando o também jornalista Tiago Leifert, o pai do ex-apresentador e o cantor Gustavo Lima. A pena varia de um ano e três meses de detenção.
O episódio aconteceu em 2020, quando o colunista publicou uma matéria em que dizia: “Homem forte do CONAR, que atacou Gusttavo Lima, é pai de Tiago Leifert”. O apresentador e o pai acionaram advogados que foram à Justiça alegando que o texto era “sensacionalista” e “mentiroso”.
Na nota, Dias foi acusado de fazer ilações e insinuar que Gilberto Leifert teria influenciado a abertura de uma investigação contra Gusttavo Lima. Gilberto também é ex-funcionário da Globo.
Na decisão, o juiz Flávio Itabaiana concordou com Leifert. “O conteúdo da matéria transmite aos leitores a falsa impressão de que Gilberto estaria disposto a utilizar o respeito e prestígio conquistado ao longo de décadas de trabalho, para atingir o cantor Gustavo Lima, pessoa com quem ele nunca esteve e de quem não tem nada contra”, diz a petição, segundo informações da Contigo.
Leifert se pronunciou na época sobre o assunto e criticou a matéria. Em 2021, Leo Dias também se retratou pela publicação. O jornalista, de acordo com o Em Off, ainda pode ter que pagar indenizações de até R$ 80 mil a Tiago e ao pai.