Devido às intensas chuvas desde o inicio da semana, a Prefeitura anunciou que Recife está em situação de emergência. Já foram confirmados 56 mortes e 60 desaparecidos. No total 25 feridos, 3.957 desabrigados e 533 desalojados.
O prefeito de Recife, João Campos (PSB), aproveitou as redes sociais para se solidarizar com vítimas e famílias Pernambucanas:
“Cada família atingida aqui nos Milagres será acompanhada pela Prefeitura. A prioridade é sempre salvar as vidas e garantir ajuda imediata, com acolhimento, abrigo e alimentação para quem está sofrendo. É um momento muito difícil, mas vamos reconstruir juntos”, disse o prefeito.
Várias equipes estão trabalhando nas ruas de Recife, realizando a micro-drenagem com jato-sucção, limpeza de canais, remoção de árvores caídas, varrição de ruas e desobstrução de galerias.
Segundo a Defesa Civil, foram registradas 28 mortes, apenas nas últimas 24 horas. A maioria dos óbitos são da comunidade Jardim Monte Verde, na Zona Sul de Recife. Das 28 mortes, 19 pessoas morreram vítimas de deslizamento neste local.
Campanha de doação
A Prefeitura da cidade também iniciou a campanha de doação Recife Solidário e montou três pontos de arrecadação, para receber alimentos, colchões, cobertores e cestas básicas. Os locais são: Sítio da Trindade, Parque Dona Lindu e Edifício Sede da Prefeitura.