Acenda o refletor, apure o tamborim pois, após dois anos, a avenida estará iluminada de novo. É que começam nesta terça-feira (22) os ensaios técnicos das escolas de samba para os desfiles deste ano, marcados para acontecer entre os dias 7 e 9 de abril. A primeira agremiação a realizar a preparação, prevista para iniciar às 20h30, é a Império de Fátima, sediada no município de Serra e pertencente ao Grupo de Acesso A do carnaval de Vitória.
Com o enredo “Uma india, Um negro – Diferentes crenças. Costumes e rituais…Um conto Tupi Yourubá”, o Tigre, campeão do Grupo de Acesso B do Carnaval 2020 (último a ser realizado devido à pandemia de Covid-19), abre alas para as demais escolas, que praticam no correr desta primeira semana de ensaio, até a próxima sexta-feira (25).
O cronograma foi definido pela Liga das Escolas de Samba do Grupo Especial (Liesge). Segundo Jocelino Junior, diretor de carnaval da entidade, os ensaios técnicos são fundamentais.
“Esse momento é importante para alinhar a bateria, movimentos dos passistas, mestres-salas, porta-bandeiras e outras partes que compõem as escolas, que já estão se organizando, mobilizando as comunidades e preparando esse momento”, explica o diretor.
Além da Império de Fátima, vão realizar ensaios técnicos esta semana no sambódromo: Mocidade da Praia, Unidos de Jucutuquara, Pega no Samba, MUG, Andaraí e Imperatriz do Forte. Na próxima semana será a vez de São Torquato, Piedade, Chegou o Que Faltava, Novo Império, Chega Mais e Boa Vista.
Dos dois primeiros grupos (Especial e Acesso A), somente a Rosas de Ouro optou por não participar dos ensaios técnicos. Não há informações quanto aos ensaios das escolas que integram o Grupo de Acesso B, formado por Unidos de Barreiros, Independente de Eucalipto, União Jovem de Itacibá, Mocidade Serrana e Tradição Serrana.
Os ensaios terão duração de no máximo 1h10 e o intervalo entre uma escola e outra será de no máximo de 20 minutos. Confira abaixo a programação completa dos ensaios técnicos, que acontecem sempre à noite, no Sambão do Povo, no bairro Mário Cypreste:
Terça-feira (22 de março)
Império de Fátima (20h30)
- Enredo: “Uma india, Um negro – Diferentes crenças. Costumes e rituais…Um conto Tupi Yourubá”;
- Cores da escola: Azul e dourado;
- Sede: Bairro de Fátima, Serra.
Quarta feira (23 de março)
Mocidade da Praia (20h)
- Enredo: “Solis : O Alvorecer da Humanidade”;
- Cores da Escola: Azul, vermelha e branca;
- Sede: bairro Praia do Canto, Vitória.
Unidos de Jucutuquara (21h30)
- Enredo : “O povo inteiro vai saber, é Jucutuquara que vem lá”;
- Cores: Verde, vermelho e branco;
- Sede: bairro Jucutuquara, Vitória.
Quinta-feira (24 de março)
Pega no Samba (20h)
- Enredo: “Abayomi”;
- Cores da escola: Azul, vermelho e branco;
- Sede: bairro Consolação, Vitória.
Mocidade Unida da Glória (21h30)
- Enredo: “O leão em caravana traz ao reino da folia a imagem e a semelhança com um quê de fantasia”;
- Cores: Vermelho Branco;
- Sede: bairro Glória, Vila Velha.
Sexta-feira (25 de março)
Andaraí (20h)
- Enredo: “Mulembá”;
- Cores da escola: Verde e Rosa;
- Sede: bairro Santa Martha, Vitória.
Imperatriz do Forte (21h30)
- Enredo: “Em Busca do 10”;
- Cores da escola: Verde e Rosa;
- Sede: bairro Forte São João, Vitória.
Carnaval 2022
O Carnaval de Vitória 2022, foi adiado para os dias 7, 8 e 9 de abril. O anúncio foi feito pelo prefeito Lorenzo Pazolini no dia 21 de janeiro. A decisão foi motivada, à época, pelo aumento do número de casos de Covid-19. As escolas de samba não só apoiaram a medida, como já vinham cobrando a alteração nas datas dos desfiles, anteriormente marcados para acontecer nos dias 19, 20 e 21 de fevereiro.
Ingressos
A venda de ingressos para o Desfile das Escolas de Samba do Carnaval de Vitória 2022 ocorre, exclusivamente, pela internet, com valores a partir de R$ 30 (meia-entrada) para o segundo dia de apresentação (Grupo de Acesso A). Para comprar, os interessados devem acessar o link: lebillet.com.br/group/carnaval-de-vitória-2022.
Desfiles
Atual campeã, a Unidos de Boa Vista será a quarta escola a entrar na avenida no dia 9 de abril (sábado), quando desfilam as escolas de samba do Grupo Especial, a elite do carnaval de Vitória. No entanto, a folia começa antes: no dia 7 (quinta-feira), fazem a festa as escolas do Grupo de Acesso A e, no dia 8 (sexta-feira), é a vez das agremiações do Grupo de Acesso B. Confira a ordem:
Grupo de Acesso B – 7 de abril (quinta-feira)
- Unidos de Barreiros
- Independente de Eucalipto
- União Jovem de Itacibá
- Mocidade Serrana
- Tradição Serrana
Grupo de Acesso A – 8 de abril (sexta-feira)
- São Torquato
- Chega Mais
- Chegou O Que Faltava
- Mocidade da Praia
- Rosas de Ouro
- Pega no Samba
- Império de Fátima
Grupo Especial – 9 de abril (sábado)
- Jucutuquara
- Imperatriz do Forte
- Novo Império
- Boa Vista
- MUG
- Piedade
- Andaraí