Uruguai e Brasil tem uma das maiores rivalidades do futebol sul-americano de seleções. Proporcional a essa rivalidade é o tabu entre as seleções, que dura pouco mais de 22 anos. Desde o ano de 2001, ainda nas Eliminatórias para a Copa de 2002, a Celeste Olímpica não vence o time Canarinho.
O jogo foi disputado em 1º de julho de 2001, em Montevidéu. No Brasil, os grandes nomes eram Cafu, Roberto Carlos, Rivaldo e Romário, que ficou fora da lista dos convocados para a Copa que sagrou o Brasil como pentacampeão do mundo. Do lado uruguaio, os craques eram Carini e Recoba. O gol da vitória uruguaia por 1 a 0 foi marcado por Magallanes, de pênalti.
Uruguai e Brasil já se enfrentaram 78 vezes na história, com retrospecto que aponta superioridade da equipe brasileira. São 38 vitórias, 20 derrotas e 20 empates. No último duelo entre as seleções, o Brasil atropelou e goleou por 4×1 na Arena da Amazônia, com show de Raphinha, que marcou dois gols. O histórico recente dos confrontos é muito favorável ao Brasil, que perdeu apenas cinco jogos para a Celeste, desde 1981.
O Brasil vem de empate por 1×1 com a Venezuela e buscará uma vitória fora de casa para tentar retomar a ponta da tabela. Já o Uruguai também empatou na rodada passada, mas por 2×2 com a Colômbia.
Mudanças na escalação
Para o duelo contra o Uruguai, nesta terça-feira (17), a seleção brasileira terá mudanças na equipe titular. Em treino realizado no domingo (15), no estádio do Peñarol, o técnico Fernando Diniz esboçou a equipe com três mudanças, duas delas por opção. Além de Danilo, cortado por lesão, saíram Guilherme Arana e Richarlison. No lugar deles, entraram Yan Couto, Carlos Augusto e Gabriel Jesus.
Com isso, Diniz deve mandar a campo a seguinte escalação: Ederson, Yan Couto, Marquinhos, Gabriel Magalhães e Carlos Augusto; Casemiro, Bruno Guimarães e Neymar; Rodrygo, Vini Jr e Gabriel Jesus.
Se confirmado como titular, Carlos Augusto fará sua estreia com a amarelinha. O jogador de 24 anos, revelado pelo Corinthians, teve passagem pelo Monza, da Itália, e foi contratado nessa temporada pela Inter de Milão.
Já Gabriel Jesus não é titular desde a terceira rodada da Copa do Mundo do Catar, quando iniciou a partida contra Camarões, na qual o então técnico Tite poupou os principais titulares da campanha de 2022.
Sacado da equipe, Richarlison teve uma breve conversa com Fernando Diniz antes do treino tático. O capixaba não balança as redes pela seleção há seis partidas.
A atividade de domingo já contou com o zagueiro Adryelson, do Botafogo, convocado para o lugar de Nino, que sofreu uma entorse no joelho esquerdo no treino de sábado.
Brasil e Uruguai se enfrentam às 21h, no estádio Centenário, em jogo válido pela quarta rodada das Eliminatórias para a Copa de 2026.
*Com informações dos portais Lance! e GE
Lenine traz seu show “Rizoma”, ao lado do filho Bruno Giorgi, a Vitória