sábado, 05 de outubro de 2024

“Esports é indústria de entretenimento, não é esporte”

Ana Moser, 54, ex-jogadora de vôlei e ministra do Esporte do governo Lula, disse nesta terça-feira (10) que não pretende investir nos esportes eletrônicos.

“O esporte eletrônico é uma indústria de entretenimento, não é esporte”, afirmou a ministra em entrevista ao portal Uol. “O atleta de esports treina, mas a Ivete Sangalo também treina para dar um show e ela não é um atleta, ela é uma artista que trabalha com entretenimento.”

Para a ex-jogadora de vôlei, jogos eletrônicos não são “imprevisíveis”. “É desenhado por uma programação digital, cibernética. É uma programação, ela é fechada, diferente do esporte.”

No comando da pasta do Esporte, ela afirmou que não tem intenção de investir nessa área. Ana também citou que, quando estava à frente da “Atletas pelo Brasil”, uma organização sem fins lucrativos que reúne atletas e ex-atletas em torno de pautas relacionadas ao esporte, atuou para impedir a equiparação entre a prática de esportes e esports.

“[Nós] fizemos uma ação muito forte junto ao legislativo para o texto da Lei Geral [do Esporte] não ser aberto o suficiente para ter o encaixe dos esportes eletrônicos. O texto está lá protegendo o esporte raiz. A definição de esporte tinha sido dado uma abertura que poderia incluir esporte eletrônico, e a gente fechou essa definição para não correr esse risco.”

Sem ser classificado como esporte, os atletas de esportes eletrônicos não teriam acesso a Bolsa Atleta, Lei de Incentivo ao Esporte e recursos públicos de Esporte de forma geral, por exemplo.

Em maio do ano passado, a Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE) do Senado aprovou o projeto de lei do Plano Nacional do Desporto (PND), que tramitava na casa há cinco anos e tem por finalidade reorganizar todo o arcabouço legal do sistema desportivo brasileiro.

Entre as novidades aprovadas na CE na época estava o conceito do que é esporte. A comissão de juristas havia sugerido que esporte é uma atividade “predominantemente física”, o que foi alterado pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) quando o texto passou por lá, para incluir também práticas como enxadrismo e jogos eletrônicos, que dependem mais da mente.

O texto que foi ao Plenário, porém, retoma o conceito anterior, dizendo que esporte é “toda forma de atividade predominantemente física que, de modo informal ou organizado, tenha por objetivo atividades recreativas, a promoção da saúde, o alto rendimento esportivo ou o entretenimento”.

Como os jogos eletrônicos não são “predominantemente físicos”, eles não são considerados esporte, nesta versão.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe

Recentes

Leia Também

Maíra Viana e Maylla Venturin representam o Brasil no Campeonato Pan-Americano de Bodyboarding no Peru

Maíra Viana, atual campeã mundial profissional de bodyboarding, embarca...

La Liga solicita prisão de responsáveis por campanha de ódio contra Vini Jr.

A La Liga (entidade responsável pelo Campeonato Espanhol) está...

São Pedro Beach Soccer ganha mundial feminino

O São Pedro Beach Soccer conquistou pela primeira vez...

Endrick marca seu primeiro gol na Liga dos Campeões pelo Real Madrid

O atacante brasileiro Endrick mostrou mais uma vez que...

Notice: ob_end_flush(): Failed to send buffer of zlib output compression (1) in /home/ocapixaba/public_html/wp-includes/functions.php on line 5427

Notice: ob_end_flush(): Failed to send buffer of zlib output compression (1) in /home/ocapixaba/public_html/wp-includes/functions.php on line 5427