13 de maio de 2025
terça-feira, 13 de maio de 2025

Alfabetização elevada facilita tarefas no mundo digital

Pessoas com alto nível de alfabetização apresentam maior facilidade em realizar tarefas no ambiente digital. Atividades cotidianas, como compras online, envio de mensagens e preenchimento de formulários na internet, são menos desafiadoras para quem possui bons conhecimentos de leitura e escrita. No entanto, dados revelam que, entre os considerados alfabetizados proficientes, 40% ainda apresentam desempenho digital médio ou baixo.

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Os dados provêm do Indicador de Alfabetismo Funcional (Inaf), que busca mapear as habilidades de leitura, escrita, matemática e até digitais dos brasileiros. Esta edição marca a primeira vez em que a pesquisa avalia o alfabetismo no contexto digital, refletindo as transformações tecnológicas em nossa rotina.

Alfabetização digital

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O Inaf classifica os indivíduos em cinco níveis: analfabeto, rudimentar, elementar, intermediário e proficiente. Para avaliar o alfabetismo digital, os participantes realizaram tarefas simples em celulares, como comprar um par de tênis através de anúncios em redes sociais ou inscrever-se em eventos por meio de formulários online. Os resultados indicaram três categorias de desempenho digital: baixo, médio e alto.

Os resultados indicam que 95% dos analfabetos estão no nível baixo, evidenciando sua dificuldade em realizar tarefas digitais. No nível elementar, 67% dos indivíduos estão classificados como de desempenho médio. Para 17% desta categoria, o ambiente digital facilita suas atividades, enquanto 18% enfrentam desafios adicionais.

Entre os proficientes, 60% alcançaram um nível alto de alfabetização digital. Contudo, 37% ainda operam em um desempenho médio, e 3% estão na classificação baixa.

Importância das habilidades digitais

A coordenadora do Observatório Fundação Itaú, Esmeralda Macana, salienta que as habilidades digitais são essenciais para a inclusão social. A necessidade de formar pessoas para navegar no ambiente digital é crescente, dado o avanço dos serviços online, como pagamentos e agendamentos de consultas.

A pesquisa aponta que os mais jovens têm melhores resultados em desempenho digital, especialmente aqueles entre 20 e 29 anos, seguidos por indivíduos com idades entre 15 e 19 anos.

Desigualdades persistentes

O coordenador da área de educação de jovens e adultos da Ação Educativa, Roberto Catelli, enfatiza que as desigualdades educacionais também se refletem no desempenho digital. A solução não se limita ao letramento digital, já que as disparidades existentes na alfabetização tradicional replicam-se no contexto digital.

Por fim, o Inaf foi realizado novamente após seis anos, envolvendo 2.554 participantes com idades entre 15 e 64 anos, com margem de erro variável e amostragem representativa de todas as regiões do Brasil.


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