sexta-feira, 17 de janeiro de 2025

Autoridades argentinas colocam navio em quarentena após tripulante mostrar sintomas de mpox

Autoridades sanitárias argentinas colocaram um navio em quarentena após um tripulante apresentar sintomas compatíveis com mpox. O navio, com bandeira da Libéria, partiu do Porto de Santos (SP) e tem como destino o Porto San Lorenzo, em Santa Fé. O tripulante afetado, de nacionalidade hindu, apresenta lesões cutâneas predominantes no tronco e no rosto e foi isolado da restante da tripulação.

Continua após a publicidade

O Ministério da Saúde argentino declarou que ativou um protocolo de emergência de saúde pública internacional, solicitando controle sanitário a bordo e a coleta de amostras das lesões, conforme orientações da vigilância epidemiológica. O navio permanecerá ancorado até novas instruções. “Apenas equipes sanitárias terão permissão para embarcar, e ninguém poderá desembarcar”, afirmou o ministério.

“Equipes da Vigilância Sanitária de Fronteira entrarão a bordo com medidas de proteção adequadas para inspeção. A tripulação será mantida em quarentena até que os resultados dos exames sejam divulgados”, acrescentou o comunicado. A Argentina ainda não registrou casos da nova variante de mpox identificada em países africanos.

Continua após a publicidade

Emergência

No dia 14 deste mês, a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou que a situação de mpox no continente africano representa uma emergência de saúde pública internacional, devido ao risco de disseminação global e à possibilidade de uma nova pandemia. Este é o mais alto nível de alerta da entidade. A República Democrática do Congo contabilizou mais de 15 mil casos suspeitos e 537 mortes.

Brasil

Em resposta à declaração da OMS, o Ministério da Saúde brasileiro estabeleceu um Centro de Operações de Emergência em Saúde (COE) para coordenar as ações contra a mpox no país. Desde a primeira emergência global da doença, entre 2022 e 2023, a vigilância para mpox continua sendo uma prioridade. O ministério já iniciou a atualização das recomendações e do plano de contingência.

Até o momento, em 2024, o Brasil registrou 709 casos confirmados ou prováveis de mpox, um número significativamente menor em comparação aos mais de 10 mil casos notificados em 2022, durante o pico da primeira emergência. Desde 2022, foram registrados 16 óbitos, com o mais recente ocorrido em abril de 2023.

Continua após a publicidade
Redação
Redação
Equipe de jornalismo

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Vitória, ES
Amanhecer
05:15 am
Anoitecer
06:27 pm
24ºC
Chuva
0mm
Velocidade do Vento
1.79 km/h
18/01
Sáb
Mínima
23ºC
Máxima
29ºC
19/01
Dom
Mínima
23ºC
Máxima
31ºC
20/01
Seg
Mínima
23ºC
Máxima
31ºC
21/01
Ter
Mínima
24ºC
Máxima
31ºC
Colunistas
Anna Terra

Capítulo 5: a verdade que apenas os arcanos podem nos revelar

Leia também