A saída do Windows 10 do mercado está prestes a provocar uma mudança significativa na indústria de notebooks, especialmente em 2025. Com o fim do suporte para o Windows 10 previsto para outubro de 2025, espera-se que esse evento impulsione as vendas de laptops, à medida que tanto empresas quanto usuários domésticos buscam atualizar suas máquinas para o Windows 11.
Um relatório da TrendForce, uma respeitada empresa de pesquisa de mercado, indica que as vendas de notebooks devem aumentar em 4,9% em 2025, alcançando um total de 183 milhões de unidades globalmente. Esse crescimento é especialmente significativo, considerando que, em 2024, as vendas devem se estabilizar em 174 milhões de laptops. Embora esse número represente um aumento de 3,9% em relação a 2023, o mercado esperava apenas mais do que isso.
Apesar do foco em novos recursos de inteligência artificial (IA) nos laptops, como aqueles com chip NPU (Unidade de Processamento Neural), a demanda por essa tecnologia ainda não gerou uma aceleração nas vendas esperadas. Muitas empresas hesitam em adotar esses modelos, uma vez que custam entre 10% e 15% a mais que os PCs tradicionais. Isso gera uma dúvida sobre o retorno sobre o investimento e acaba impedindo uma transição mais rápida para esse tipo de tecnologia.
Além disso, os consumidores domésticos parece que estão adquirindo novos computadores não por conta das promessas da IA, mas pela necessidade de substituir equipamentos antigos. Conforme um estudo da IDC Research, essa busca por renovação do hardware é a principal motivação para as compras no setor.
Com o fim do suporte ao Windows 10 em 14 de outubro de 2025, as opções para organizações que ainda utilizam esse sistema serão limitadas. Embora seja possível optar por um suporte estendido mediante pagamento, essa solução não é tão viável para todos. Assim, muitos devem se ver forçados a atualizar seus dispositivos, o que poderá aquecer o setor de vendas de laptops.
Por outro lado, a indústria deve estar atenta para evitar um período de baixa nas vendas após a demanda inicial ser atendida. A expectativa é que, no panorama futuro, a Microsoft e os fabricantes de notebooks trabalhem em estratégias para mostrar os benefícios da IA e outras inovações, o que pode influenciar as decisões de compra dos consumidores. Além disso, questões econômicas e políticas, como tarifas de importação que possam afetar os eletrônicos, também representam um risco significativo para o mercado de PCs nos próximos anos.
As perspectivas para o setor, portanto, indicam um cenário complexo e recheado de desafios, onde a atualização do sistema e a inovação tecnológica devem ser os pontos de atenção máxima nos próximos meses.