Na Austrália, uma infecção ocular causada pela secreção de um pequeno besouro tem atormentado os moradores de uma parte remota do sudeste do país. A condição foi apelidada de ‘olho natalino’ por conta da coloração esverdeada que a região adquire.
O inseto, que mede menos de um milímetro, é chamado de Orthoperus e fica somente em uma região da Austrália a 300 km da cidade de Melbourne. Quando esmagado solta uma substância que causa irritação ao entrar em contato com a região ocular da pessoa.
Também conhecida como Infecção Albury-Wodonga e Queratite de Harvester, tem como característica a dor intensa causada na região, comparada, até mesmo, à de um parto sem anestesia.
Nos últimos meses, houve um aumento nos casos registrados em hospitais. O optometrista Rob Holloway, em entrevista para a NDTV, afirmou que a situação pode ter sido uma consequência das enchentes que atingiram a região no fim do ano passado.
Apesar de assustar pela dor e pela mudança na cor do olho, o médico ressaltou que essa infecção é facilmente tratada com antibióticos.