Uma clínica do norte da Inglaterra deu um grande susto em centenas de pacientes ao enviar a mensagem “diagnóstico: câncer de pulmão metastático agressivo” em vez de seus votos de Natal, informou o jornal The Sun, na quinta-feira (29).
No dia 23 de dezembro, às 15h49, os pacientes desse centro de saúde de Askern, perto da cidade de Doncaster, receberam uma mensagem de texto em seus telefones que informava o diagnóstico e pedia que preenchessem os formulários apropriados, com um “obrigado” no fim.
Às 16h11, outra mensagem se seguiu para apresentar “sinceras desculpas. Isso foi enviado a você por engano. Nossa mensagem deveria ter sido: ‘Desejamos a você um feliz Natal e um próspero ano novo'”.
Esse erro incomodou os pacientes, e alguns postaram uma captura de tela das mensagens recebidas no grupo do Facebook da clínica, acompanhada de um texto de desaprovação.
“Outro grande erro cometido por médicos fracassados”, escreveu Carl Chegwin.
De acordo com o The Sun, entre os destinatários da mensagem estava Chris Reed, um pai de 57 anos, que aguardava os resultados dos exames para determinar se ele tinha câncer de pulmão.
Reed disse ao tabloide que tentou ligar para a clínica, mas a linha estava ocupada.
Ele visitou o local e teve a certeza de que os testes deram negativo.
O incidente ocorreu num momento de tensão entre os britânicos e o seu “GP”, os centros de saúde do sistema público, onde deveriam ser controlados e tratados gratuitamente — mas que na realidade estão sobrecarregados após anos de austeridade.