quinta-feira, 03 de outubro de 2024

Instituições da América Latina e Caribe recebem investimento em pesquisas para eliminação de doenças transmissíveis

A Organização Pan-Americana da Saúde, Opas, anunciou a doação de seis bolsas de pesquisa a instituições da Argentina, Brasil, Haiti, México e Peru para investigações sobre temas relacionados à tuberculose e outras infecções oportunistas em HIV avançado.

As entidades devem receber cerca de US$ 30 mil como parte da iniciativa “Pesquisa operacional para apoiar a eliminação de doenças transmissíveis na região da América Latina e Caribe”, que também conta com outras agências da ONU.

Eliminação de doenças na América Latina e Caribe

O diretor interino de Doenças Transmissíveis e Determinantes Ambientais da Saúde da Opas, Massimo Ghidinelli, afirmou que os estudos são fundamentais para gerar evidências e informações que permitam avançar na eliminação de doenças na América Latina e no Caribe”.

Ele adiciona que o investimento nas pesquisas deve aumentar o conhecimento e fortalecer a resposta da saúde pública.

Segundo o braço da OMS nas Américas, cerca de 2,5 milhões de pessoas vivem com HIV na América Latina e no Caribe. Elas representavam 10% dos pacientes de tuberculose em 2020, doença que afetou 291 mil pessoas no total.

Já as infecções sexualmente transmissíveis afetam aproximadamente 38 milhões de pessoas entre 15 e 49 anos na região, segundo as últimas estimativas da OMS.

Instituições e projetos selecionados

No Brasil, duas instituições irão receber o aporte financeiro. O Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas – INI Fundação Oswaldo Cruz irá estudar infecções oportunistas por fungos e microbactérias em pacientes com HIV/AIDS.

Já o Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho, Universidade Federal do Rio de Janeiro, deve avaliar a transmissão vertical do vírus linfotrópico de células T humanas.

Também estão na lista a Unidade de Transferência de Tecnologia da Universidade de Buenos Aires, Argentina; Zanmi Lasante, no Haiti; Instituto Nacional de Doenças Respiratórias Ismael Cosio Villegas, México e Universidade Peruana Cayetano Heredia, Peru.

Os subsídios podem ser usados para cobrir tempo de pesquisa, coleta e análise de dados e outras atividades relacionadas.

Publicações

As equipes responsáveis pelos projetos selecionados desenvolverão um protocolo para a realização de pesquisa operacional, que será submetido à avaliação de comitês de ética em nível nacional e regional.

As atividades de coleta de dados serão então iniciadas. A assistência técnica será fornecida em todas as atividades para garantir a produção de resultados de pesquisa válidos e relevantes e para auxiliar na integração dos resultados no programa, política e/ou sistema de saúde.

Espera-se que cada beneficiado publique um artigo revisado por pares, bem como um resumo para demonstrar como os resultados como parte da estratégia de eliminação de doenças.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe

Recentes

Leia Também

Secretaria da Saúde inicia substituição da vacina oral da Poliomielite por vacina injetável

Seguindo as diretrizes do Programa Nacional de Imunizações (PNI)...

Deputado solicita a adoção de terapias integrativas na rede de saúde estadual

O deputado Sergio Meneguelli (Republicanos) apresentou o Projeto de...

Notice: ob_end_flush(): Failed to send buffer of zlib output compression (1) in /home/ocapixaba/public_html/wp-includes/functions.php on line 5427

Notice: ob_end_flush(): Failed to send buffer of zlib output compression (1) in /home/ocapixaba/public_html/wp-includes/functions.php on line 5427