O 3º Prêmio da Música Capixaba, que acontecerá no próximo dia 29 de outubro, às 19h, no Teatro Universitário da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), em Vitória, vai homenagear o artista Alexandre Lima. Reconhecido por suas contribuições à música brasileira, Alexandre Lima foi pioneiro na criação de um estilo único, o “rockcongo”, que misturava congo, reggae e pop, e deixou uma marca profunda na cultura capixaba e nacional.
Lima, que liderou a banda Manimal, foi uma figura central na década de 1990, levando a música capixaba a palcos internacionais e destacando as raízes culturais do Espírito Santo. A banda foi conhecida por seus shows na Europa e por suas apresentações em eventos como a Copa do Mundo de 2006, na Alemanha. Entre os sucessos da banda estão músicas como “Tequila Brown” e “De Que Vale Tudo Isso?”.
Além de sua carreira artística, Alexandre Lima foi um grande defensor da inclusão social por meio da música, desenvolvendo projetos como “Congo na Escola” em comunidades carentes de Vitória, como São Pedro e Ilha das Caieiras.
Em 2013, Alexandre Lima faleceu após um longo coma, deixando um legado que será celebrado no Prêmio da Música Capixaba, realizado pela MM Projetos Culturais e a Secretaria da Cultura (Secult), com apoio da Ufes e da TVE.
Serviço:
3º Prêmio da Música Capixaba
Data: 29/10, às 19h
Local: Teatro Universitário da Ufes, Vitória
Transmissão ao vivo: TVE