Durante o Festival Movimento Cidade, que aconteceu do dia 16 a 18 de agosto, no Parque Prainha, em Vila Velha, a banda Tuyo trouxe uma energia incrível para o palco. Os integrantes Jean, Lay e Lio, compartilharam com o MovNews como foi tocar no evento e o que significou para eles se apresentar em um festival tão especial.
A banda Tuyo
Lay, Lio e Jean formam a banda Tuyo. Originária do Paraná, no Sul do Brasil, a Tuyo teve uma trajetória desafiadora e estão atualmente estabelecidos em São Paulo.
Com dois integrantes paranaenses e um capixaba, a história da Tuyo começa com as irmãs Lilian e Layne, que sempre cantaram e, depois de alguns anos conheceram o Jean, que se mudou de Vitória para Londrina, onde as conheceu. A conexão entre eles foi instantânea e profunda; rapidamente o trio se tornou inseparável.
Desde o início, o grupo demonstrou uma camada natural para a música. A união dos três encontrou em uma parceria perfeita, consolidando a formação atual da banda.
Show no Festival Movimento Cidade
A vocalista Lilian Soares (Lio) nos contou como foi a recepção dos capixabas com a banda: “A audiência que a gente veio buscar aqui aconteceu no Movimento Cidade e também nos bairros de Vila Velha”. Lio reafirmou a atenção do público capixaba em relação a banda, “vocês são muito gentis; muito gostoso tocar pra um pessoal interessadíssimo no que a gente tava falando”.
O capixaba Jean Machado, responsável por voz, violão, contrabaixo elétrico, sintetizadores e programações, afirmou que se sentiu tão a vontade ao voltar para o Espírito Santo que, em determinado momento, esqueceu que iria tocar ao visitar a casa de familiares que não via há alguns anos. “Eu me senti muito em casa, seguro de apresentar uma coisa pro público e eles recebendo toda a energia, batendo palma…”.
A irmã mais nova, Layane Soares (Lay), que é voz, violão e guitarra, se emociona ao falar do show. Ela nos conta que “foi brilhante, foi emocionante, foi incrível! Eu tenho tantos adjetivos pra esse show, assim, passou muito rápido. Agora que eu percebi, fiquei nervosa e quando eu vi já tinha acabado”.
O Festival Movimento Cidade para banda Tuyo
Além de se encantarem com a estrutura do evento, a paisagem do convento a frente e o mar ao lado, eles afirmam que um festival como o Movimento Cidade é extremamente necessário atualmente, visto que o individualismo está em evidência.
“O lance de você montar um line que tenha a bandas já é um pensamento avançado.”
“[…] Quando a gente pensa nisso, num lugar em que a população transita, em que o cidadão tá vendo o que é e como se organiza uma sessão de cultura, isso é palatável, é próximo! Quando você coloca isso aberto ao público gratuito, eu sinto que é um lance de visão e é o que faz com que artistas como nós consigamos existir. A gente se criou nesse estilo de festival. Quando a gente sonhou em ter banda, era para tocar nesse tipo de festival. Quando a gente quis ser músico… eu sinto que era para isso.”
“[…] são iniciativas que provocam no cidadão coisa que a gente quer ver sobre cidadania, são provocações importantíssimas”.