sábado, 25 de maio de 2024

Já viu alguma vaquinha por aí? CowParade chegou ao Espírito Santo

A magia da exposição CowParade, arte de rua de renome mundial, chegou ao Espírito Santo em sua 14ª edição brasileira! Ao passar pelos principais pontos de Vitória e Vila Velha será possível observar as famosas vaquinhas em tamanho real, que foram espalhadas pelas cidades nesta sexta-feira (15).

Ao todo, são 60 esculturas espalhadas pelos dois municípios, que ficarão expostos até o dia 15 de outubro. As vacas foram pintadas por artistas capixabas e todas estão identificadas.

O site oficial do evento disponibilizou um link com o mapa de onde estão cada vaquinha.

A CowParade tem como propósito democratizar a arte através da inclusão cultural. Artistas selecionados usam uma escultura de vaca, em fibra de vidro e em tamanho natural, como suporte. Suas obras são espalhadas pelas cidades, transformando ruas e praças em espaço de exposição acessível a todos.

Por que vacas?

A CowParade surgiu em 1998, quando o artista suíço Pascal Knapp apresentou diversas esculturas em formato de vaca, com a intenção de provocar o riso, em um evento de arte em Zurique. Para o escultor, as vaquinhas seriam a forma mais criativa de reproduzir uma tela tridimensional para os artistas locais expressarem sua arte. Nessa “première” 450 esculturas de vacas foram espalhadas por toda a cidade suíça.​

Ao visitar o país europeu, o americano Jerry Elbaum ficou fascinado pelo impacto das obras de arte em espaços públicos e comprou os direitos das esculturas de Knapp, fundando a CowParade Holding Inc. Desde então, as esculturas de vacas ganharam o mundo. Em mais de 100 edições, feitas em 33 países, estima-se que mais de 500 milhões de pessoas já se depararam com pelo menos uma das obras expostas pelas ruas.

Leia também:

Show de manobras radicais com motos e fogo agita Cariacica a partir hoje (15)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe

Recentes

Leia Também

g