sábado, 25 de maio de 2024

30º Festival de Cinema de Vitória: confira as homenagens e a programação

O festival de Cinema de Vitória (FCV), maior evento de cinema e audiovisual do Espírito Santo, segue com as comemorações de suas três décadas de história. Depois da Mostra Comemorativa 30 Anos, que apresentou um recorte da produção audiovisual brasileira a partir das obras exibidas ao longo dos anos no festival, acontece de 18 a 23 de setembro, a edição inédita do evento, que apresenta a safra recente do cinema brasileiro.

Dividido em 12 Mostras Competitivas, o 30º Festival de Cinema de Vitória exibirá 98 filmes selecionados – 93 curtas e cinco longas-metragens – que apresentam a produção contemporânea do audiovisual brasileiro, com filmes produzidos nos anos de 2022 e 2023. As produções contemplam diversos gêneros cinematográficos em trabalhos que trazem narrativas plurais sobre o Brasil.

Os filmes concorrem ao Troféu Vitória em 35 categorias e a escolha dos vencedores é feita pelo Júri Técnico do Festival, composto por especialistas e profissionais ligados ao audiovisual brasileiro, além do Troféu Vitória de Melhor Filme, pelo Júri Popular, em todas as mostras competitivas. As inscrições para o 30º FCV bateram recorde com 1226 produções inscritas, vindas de todas as regiões do Brasil, sendo 1014 curtas-metragens e 212 longas-metragens.

Nesta edição, o festival volta a receber o Prêmio Canal Brasil de Curtas, que tem o objetivo de estimular a nova geração de cineastas, escolhendo um vencedor na categoria curta-metragem. A produção vencedora receberá o Troféu Canal Brasil e um prêmio no valor de R$15 mil, além de ir para grade do canal, que exibe curtas-metragens todos os dias.

Fora de competição, o 30º FCV realiza a exibição de oito longas-metragens com duas sessões especiais, que apresentam filmes inéditos no estado, e duas mostras que apresentam produções representativas na história do cinema brasileiro, além de um curta-metragem na mostra infantojuvenil totalizando 107 filmes em 80 horas de programação.

Homenagens

Uma artista plural, que transita com excelência por diversos gêneros e expressões artísticas. Esta é Elisa Lucinda, a Homenageada Nacional do 30º Festival de Cinema de Vitória. Como parte da homenagem, a atriz receberá o Troféu Vitória e o Caderno da Homenageada, publicação inédita e biográfica, assinada pelos jornalistas Lais de Mello Rocio, Leonardo Vais e Paulo Gois Bastos, que trata da sua vida e trajetória profissional.

“Estou me sentindo tão importante sendo homenageada no Festival de Cinema da minha terra. Sempre quis ser um orgulho capixaba. Não adianta nada fazer sucesso no mundo inteiro sem o aplauso da mãe da gente, sem o amor da aldeia”, afirmou a artista.

A Cerimônia de Homenagem acontece no dia 21 de setembro, às 19 horas, no Teatro Glória, no Sesc Glória.

Festivalzinho de Cinema de Vitória

Em sua 23ª edição, o Festivalzinho de Cinema de Vitória tem como foco promover o intercâmbio entre estudantes da rede pública e o universo audiovisual, além de estimular a formação de plateia e desenvolver a sensibilidade do público infantojuvenil para o universo das artes. A janela audiovisual, que integra as mostras competitivas do evento e escolhe o Melhor Filme (Júri Popular), é exclusiva para alunos das escolas estaduais e municipais previamente cadastradas e acontece de 18 a 22 de setembro, no Cine Metrópolis, localizado na Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes).

A programação apresenta sete curtas-metragens que fortalecem a produção audiovisual contemporânea com temática voltada para o público infantojuvenil. Os filmes que serão exibidos são: Amei te Ver, de Ricardo Garcia; Super-Heróis (foto), de Rafael de Andrade; Ciranda Feiticeira, de Lula Gonzaga e Tiago Delácio; O Passarinho Menino, de Ursula Dart; Anacleto, o Balão, de Carol Sakura e Walkir Fernandes; e Ela Mora Logo Ali, de Fabiano Barros e Rafael Rogante. Fora de competição, o público mirim também vai conferir a animação Maréu, de Nicole Schlegel, curta-metragem premiado na Chamada Petrobras Cultural 2020.

Ao longo de mais duas décadas, o Festivalzinho de Cinema de Vitória contabiliza quase 170 sessões que alcançaram um público de aproximadamente 60 mil crianças, de dezenas de escolas do Espírito Santo.

Clique aqui e confira a programação completa 

Leia também: 

Já viu alguma vaquinha por aí? CowParade chegou ao Espírito Santo

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe

Recentes

Leia Também

g