domingo, 27 de abril de 2025

Livro sobre mulher que lutou na Insurreição do Queimado será lançado no ES

Entre esta quinta-feira (17) e o sábado (19), o escritor Clério Borges participa da Festa Literária de Piúma (FliPiu) para lançar o livro “A Mulher Heroína do Queimado, Aisha Keto Korowe Detokumbo, Benedita Torreão, Princesa que veio de além mar”.

Continua após a publicidade

As sessões de autógrafos acontecem sempre no mesmo horário, das 14h às 16h, no estande da Academia Capixaba de Letras e Artes de Poetas Trovadores, com palestras do autor sobre a revolta dos negros escravizados na localidade de São José do Queimado, na Serra.

O evento é gratuito e também haverá exibição do documentário de curta-metragem “Queimado, a luta pela liberdade”, do cineasta Rogério Morais, sobre a insurreição ocorrida em 1849. A produção conta com depoimentos de historiadores e encenações de atores capixabas, como Marcus Konká, Bené Freire e Verônica Gomes, entre outros.

Continua após a publicidade

“Os piratas de escravizados da África e depois os portugueses escravocratas, além da liberdade, roubaram da princesa Aisha a fala de sua terra natal e o seu nome de família. Ela se transformou em mulher participante de uma revolta, na luta pela alforria, pela liberdade. O livro procura preencher uma lacuna existente, pois mostra a participação da mulher em um movimento que, até então, era só de homens. Da mulher, nada se sabia”, afirma o escritor Clério Borges

Com prefácio do pesquisador e historiador João Roberto Vasco Gonçalves, o livro apresenta uma pesquisa profunda para, com um toque de magia e encantamento, próprio dos poetas, descrever a mulher do Queimado, registrada em carta do presidente da Província do Espírito Santo, Antônio Joaquim de Siqueira, datada de 20 de março de 1849, na qual a princesa é citada apenas como “uma escrava, mulher de um deles”.

Com mais de 15 livros publicados, o historiador e escritor Clério Borges nasceu em Vila Velha, em 1950. Membro de diversas instituições culturais do estado, como a Academia de Letras de Vila Velha, fundou em 1980 o Clube dos Trovadores Capixabas, que passou a se chamar Academia Capixaba de Letras e Artes de Poetas Trovadores a partir de 2017.

 

Continua após a publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Vitória, ES
Amanhecer
05:56 am
Anoitecer
05:21 pm
25ºC
Chuva
0mm
Velocidade do Vento
3.09 km/h
28/04
Seg
Mínima
23ºC
Máxima
31ºC
29/04
Ter
Mínima
22ºC
Máxima
26ºC
30/04
Qua
Mínima
22ºC
Máxima
24ºC
01/05
Qui
Mínima
22ºC
Máxima
25ºC
Colunistas
Céia Poubel

Patrícia Crizanto destaca o papel das mulheres e iniciativas pela igualdade...

Leia também