...

Artistas capixabas selecionados para o CowParade Vitória-Vila Velha são anunciados

Artistas e coletivos capixabas foram selecionados para participar da 14ª edição CowParade, maior evento global de arte de rua no Brasil, que acontece em Vitória e Vila Velha. Foram anunciados 55 nomes, escolhidos por uma comissão julgadora formada por especialistas em arte e folclore capixaba, que avaliou 396 projetos.

Starley Bonfim, integrante do coletivo FG Crew e um dos criadores do Festival de Graffiti do Espírito Santo (Origraffes), foi convidado para pintar a primeira escultura de vaca. Ele realizou o trabalho ao vivo, durante o evento que marcou a abertura das inscrições, em julho.

Entre os artistas que vão assinar as esculturas, estão Heidi Liebermann, Ale Gabeira, Kleber Galvêas, Júlio Tigre, Handerson Chic, Ivan Coelho e Ângela Gomes.

Dos 55 selecionados, 26 são artistas residentes em Vitória e 12 em Vila Velha, mas também há artistas da Serra, de Cariacica, Guarapari e Venda Nova do Imigrante.

A comissão julgadora foi composta por Lincoln Guimarães Dias, artista visual e professor do Departamento de Artes da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes); Flávia Dalla Bernardina, mestre em artes visuais; Lara Brotas, diretora de projetos da Matias Brotas Arte Contemporânea; Rita Rocio Tristão, arquiteta e diretora da Casacor-ES; e Osvaldo Garcia, carnavalesco.

“Fiquei muito surpresa com a diversidade de obras que vão representar não só a nossa cultura local, mas também a peculiaridade de cada artista”, ressalta Flávia Dalla Bernardina. De acordo com Lara Brotas, entre mais de 180 artistas, a seleção contemplou um conjunto muito representativo. “Tenho certeza de que essa exposição vai aproximar o grande público da arte produzida no Espírito Santo”, acrescenta.

Para Lincoln Dias, é muito gratificante ver entre os nomes selecionados vários de seus alunos e ex-alunos da Ufes. “Isso demonstra que o curso de Artes da universidade está cumprindo bem o seu papel”, comenta.

A exposição também contará com a participação de quatro escolas da Grande Vitória, que vão pintar suas esculturas de vaca. Ao final da mostra, será promovido um leilão beneficente de todas as obras, em prol de três instituições sociais do Espírito Santo: Associação Capixaba Contra o Câncer Infantil (Acacci), Associação Feminina de Educação e Combate ao Câncer (Afecc) e Fundação Beneficente Praia do Canto (FBPC).

Com realização da Toptrends, a CowParade Vitória-Vila Velha conta com patrocínio da Shell, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, e apoio do Governo do Espírito Santo, por meio da Secretaria da Cultura (Secult), além das prefeituras de Vitória e de Vila Velha.

Conheça os artistas selecionados:

Ale Gabeira; Amanda Sousa dos Santos; Ana de Sena; Ana Vitorino; André Felix; Ângela Maria Vasconcelos Gomes; Bianca Romano; Camila Maria Grijó de Almeida; Climacio Pinguim; Daniela Aguilar; Denilson Coelho Coutinho; Elsimar Rosindo Torres; Emanuelle Monteiro; Emilio Aceti; Evaldo Barbosa Campostrivi; Fabrício Madeira Martins; Fernando Nicolau; Fred Farias; Geanna de Abreu Rocha; Glaucio Buhr; Handerson Pereira da Silva; Heidi Liebermann; Hiago Silva; Iran de Oliveira Soares; Isabela Castello; Ivan Coelho; Jean R.; João Gabriel Meneguelli Da Ros; Juliana Lisboa; Juliano Ferreira Pinto; Julio Tigre; Kleber Galveas; Maria Beatriz Fonseca de Miranda; Marta Monteiro; Marzótenes Botelho Coelho (Zota); Monica Debbané; Moska – Anderson Bernardino Fabris; Negana; Nicogdt – Nicholas M Duarte Do Nascimento; Paula Sassi Zucchi; Rafael Teixeira Carvalh; Raí Bolzan; Renata Nunes; Renato Ren; Rodrigo Estevan Ramos; Rogério Campos; Taíza Belesa Ammar; Tatiane de Souza Goularte; Thadeu dos Anjos; Thaís Cordeiro; Thatianne Piantavinha Bonomo; Vanessa Mageski; Walliston Zaki; Wesley Barcelos Lopes e Yv Liebermann.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Leia Também

g