...

Parque da Fonte Grande celebra 37 anos com programação especial

O Parque da Fonte Grande, localizado no “coração” do Maciço Central de Vitória, completa 37 anos no próximo dia 7 de agosto. E, para celebrar a data, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam) preparou uma programação especial de aniversário. A comemoração ocorre nesta terça-feira (1º), com a realização de nova edição e com novidades do projeto Lua Cheia na Fonte Grande.

O projeto, neste dia, será diferente dos anteriores porque moradores e visitantes poderão apreciar o espetáculo da Superlua, quando a lua cheia acontece próxima da terra, ficando ligeiramente maior e mais brilhante do que as demais. E o Mirante da Cidade é o local perfeito para apreciar esse fenômeno que não ocorre muitas vezes durantes o ano.

Novamente, haverá música ao vivo com o cantor Deivison Siqueira, que tocará rock nacional, reggae e MPB. Não é necessário agendamento para participar do evento, e o parque receberá os visitantes das 17h às 22h.

Trilha noturna

De forma inédita e ainda durante o fenômeno da lua cheia, será possível participar de uma trilha noturna e fazer também a contemplação da lua cheia do Mirante do Sumaré. A caminhada, que ocorrerá das 19h às 21h, vai partir da sede administrativa do parque. A inscrição será feita na hora. Vagas limitadas. Mais informações: 27 98154-0185 (WhatsApp).

Na noite de caminhada (terça, dia 01/08), a Semmam orienta ao participante utilizar calçado fechado, meião, calça e camisa de manga compridas, boné, lanterna ou luz do celular, repelente, garrafa de água, disposição e alegria.

Sobre o parque

A origem e a criação do parque foram efetivadas por meio da Lei estadual nº 3.875, de 31 de julho de 1986, publicada em 7 de agosto de 1986. Está localizado no Maciço Central de Vitória e é um dos maiores remanescentes de Mata Atlântica protegida por Lei em área urbana do país.

Em seu terreno de 218 hectares, o que equivale a uma área de cerca de 218 campos de futebol, altamente acidentado com vales e pontões, declividades acentuadas, de clima quente e sujeito a muitas chuvas ao longo do ano, conserva cobertura vegetal com predomínio de floresta secundária de Mata Atlântica em vários estágios sucessionais, representantes da floresta original com árvores centenárias, vegetação rupestre, encontrada nos afloramentos rochosos, e uma fauna variada, composta de répteis, anfíbios, invertebrados, pequenos mamíferos e aves.

Recebe, ainda, a influência direta das massas de ar que vêm do Oceano Atlântico, a cerca de 1.000 metros de distância, que trazem umidade às encostas que compõem a Área de Proteção Ambiental (APA) Maciço Central de Vitória, na qual o Parque da Fonte está inserido, o que permite a formação das seis nascentes que existem no parque: Campinho, Mangueiras, Cazuza, Bambuzal, Ganda e D. Jandira.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Leia Também

g