Rodrigo Rosa e Léo Kbong, fundadores do Brasil Jamaica, maior programa de reggae capixaba, escalaram um time de primeira para comemorar os 26 anos do Festival Brasil Jamaica, que vai acontecer no dia 24 de setembro, no Ilha Shows, em Vitória.
Já estão confirmados shows de Julian Marley, um dos filhos do rei do reggae, Bob Marley, além das bandas Adão Negro e Cidade Verde.
Nascido em Londres, Julian Marley cresceu em uma atmosfera musical. O cantor, compositor e produtor foi indicado ao Grammy como músico de reggae de raiz. Humanitário, rapidamente adotou um estilo de vida musical e tornou-se um músico habilidoso e autodidata dominando o baixo, a bateria, a guitarra e os teclados.
Julian Marley destaca-se mais no movimento de uma música consciente do que a maioria dos artistas de reggae reconhecidos na atualidade. Seguindo a mesma tradição de seu pai, Julian é devoto do Rastafarianismo, cuja música é inspirada na vida e na espiritualidade.
Ao passo que Julian tenha construído uma reputação formidável transcendendo gêneros musicais, nós podemos ter a certeza de que, em qualquer iniciativa futura que esta música visionária embarque, ela permanecerá espiritual, moral e com uma missão global.
Como o próprio Julian diz: “Eu não planejo o próximo passo, eu apenas continuo com o trabalho de Jah e de alguma forma as coisas parecem se encaixar naturalmente dessa maneira”.
Mais atrações
Além do filho do rei, as bandas Adão Negro e Cidade Verde vão levar ao Festival uma mistura do reggae tradicional com elementos da música contemporânea de diversos estilos.
O Adão Negro traz o show do seu mais novo álbum “Alma Leve”. O trabalho chega quatro anos depois do último disco de inéditas e conta com 12 canções de compositores como Ivete Sangalo, Ramon Cruz, Tenison Del Rey, Peu Del Rey, Fábio Alcântara, Rafa Chagas, Samir Trindade, Jau, Manno Góes e Gerson Guimarães, além de Sergio Nunes e Marcos Guimarães, que junto a Aurelino Fábio formam a linha de frente da banda.
O Cidade Verde Sounds, grupo da nova geração que vem fazendo barulho no circuito do Reggae / Rap Brasileiro. Com Influências do “Sound System Jamaicano”, se juntam a elementos de música contemporânea de diversos estilos.
O álbum de estreia “Reggae presidente” (2011), chamou a atenção com letras repletas de rimas rápidas, efeitos de DUB e participações de peso. A carreira foi alavancada não apenas no Brasil, mas internacionalmente, com shows em outros dois países.
Programa Brasil Jamaica
O programa Brasil Jamaica começou na Rádio Universitária e sempre encontrou espaço nas FM’s capixabas, com passagens pelas rádios Cidade, Vila e Jovem Pan. Atualmente se encontra nas redes sociais (Instagram, Facebook e Spotify), destacando as novidades para quem quer ficar antenado com o mundo do reggae.
Ajudou a alavancar a carreira de diversos artistas locais como Casaca, Rastaclone, Herança Negra, Java Roots, entre outros, pois, além de tocá-los nas rádios, promoveu diversos shows com eles. Trouxe também vários artistas nacionais, como Natiruts, Cidade Negra, Tribo de Jah, Edson Gomes, e internacionais, entre eles SOJA, Steel Pulse, Pato Banton, The Wailers e Groundation.
“Ficamos um tempo fora do ar, mas estamos negociando um retorno. Em breve teremos novidades e em novo formato”, diz Rodrigo Rosa. “Esse festival, com atração internacional de peso, já é o primeiro passo nesse sentido, para ajudar a reaquecer a cena”, finaliza Léo Kbong.
Festival Brasil Jamaica – 26 anos
Data: 24 de setembro, sábado
Atrações Julian Marley, Adão Negro, Cidade Verde, Dj Bombril e Mr Dedus
Abertura dos portões: 21h
Local: Ilha Shows Alameda Ponta Formosa, nº 350, Praia do Canto, Vitória, ES
Classificação: 18 anos
Ingressos: Superticket