55O Museu de Ciências da Vida (MCV) reabriu as portas no campus de Goiabeiras da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), em Vitória, após dois anos e meio fechado devido às restrições da pandemia de Covid-19.
“A Métrica do Corpo Humano”, “O Corpo Fatiado” e “Músculo Fascinante” são algumas das atrações da exposição do museu, que tem com objetivo promover a interação científica entre a universidade e a população em geral, reunindo áreas de conhecimento como matemática, raciocínio lógico e anatomia humana.
Visitação
Até o dia 23 de outubro, as visitas no Museu de Ciência da Vida serão gratuitas. Após a data, os ingressos vão custar R$10 (inteira) e R$5 (meia-entrada).
Os horários de funcionamentos são de terças a sextas-feiras, das 8h30 às 12h e das 14h às 17h30. Aos sábados, das 9h às 13h. Nas segundas-feiras o espaço não abre, pois é o dia da manutenção.
O que é o museu?
O museu abriu as portas pela primeira vez em 2008. O espaço colocou a Universidade Federal do ES como referência nacional em museus de anatomia.
O Museu de Ciências da Vida (MCV), é um Programa de Extensão da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), pioneiro no Brasil e na América Latina na produção de espécimes plastinados com fins de pesquisa e divulgação científica. Buscando promover a difusão e popularização científica de temas ligados a grande área das ciências da vida.
Atualmente, a exposição “A Métrica do Corpo Humano” conta um acervo de cerca de 300 peças anatômicas, organizadas para demonstrar a pluralidade disciplinar que o corpo humano possui, integrando o raciocínio lógico matemático aos conhecimentos biológicos. Fazem parte da coleção peças anatômicas do corpo humano, anatomia comparada de vertebrados, evolução humana, citologia, histologia, patologia, dentre outros.