sábado, 25 de maio de 2024

ONU alerta que emissões globais cairão apenas 2% até 2030

A Organização das Nações Unidas (ONU) divulgou um relatório nesta terça-feira (14) onde adverte que os atuais compromissos climáticos dos países resultarão em uma redução de apenas 2% das emissões dos gases de efeito estufa até 2030 na comparação com 2019, contra os 43% recomendados pelos cientistas.

A apenas duas semanas do início da COP28, o relatório mostra que a comunidade internacional avança a “pequenos passos para evitar a crise climática” e que precisa “dar passos de gigante na COP28”, de acordo com o diretor do organismo da ONU para a mudança climática, Simon Stiell.

A 28ª conferência sobre a mudança climática da ONU, que acontecerá de 30 de novembro a 12 de dezembro em Dubai, “deve ser uma guinada decisiva”, declarou Stiell.

O informativo publicado pela ONU Clima é a síntese anual dos últimos compromissos de redução de emissões, que são conhecidos como “Contribuição Determinada em Nível Nacional” (NDC, na sigla em inglês).

As contribuições voluntárias para reduzir as emissões de gases do efeito estufa foram assumidas pelos 195 signatários do Acordo de Paris de 2015.

A COP28 em Dubai deve estabelecer a primeira avaliação oficial e as primeiras correções do acordo. 

Levando-se em consideração as 20 novas NDCs revisadas que foram apresentadas até o fim de setembro, “o relatório mostra, em conformidade com as conclusões da análise do ano passado, que, embora as emissões não aumentem após 2030 na comparação com os níveis de 2019, ainda não mostram a tendência de queda rápida que a ciência considera necessária nesta década”.

“O informe mostra, claramente, que cada fração de grau conta, mas que estamos fora dos limites”, disse o alto funcionário da ONU.

*Com informações da AFP

Veja também:

Dia Mundial do Diabetes: vejas quais os tipos, a prevenção e o tratamento da doença

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe

Recentes

Leia Também

Papa recebe demandas de adolescentes sobre crises climáticas

Maria Helena Garrido, 17 anos, viveu de perto a...

Enem 2024: provas acontecerão em 3 e 10 de novembro

O cronograma do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem)...

Crescem manifestações contra Israel em faculdades dos Estados Unidos

Protestos contra Israel encheram as ruas do Brooklyn e...
g