...

TikTok: Casa Branca dá prazo de 30 dias para agências federais cumprirem veto

A Casa Branca anunciou um prazo de 30 dias para que as agências federais retirem o aplicativo TikTok de todos os dispositivos eletrônicos do governo, para cumprir um veto determinado pelo Congresso dos Estados Unidos.

A China criticou a decisão do governo americano, por considerar que pretende “suprimir de maneira irracional as empresas de outros países”.

A diretora do gabinete de administração e orçamento da Casa Branca, Shalanda Young, divulgou um memorando que determina “remover e desabilitar as instalações” do aplicativo nos dispositivos operados pelas agências governamentais, assim como “proibir o tráfego de internet” a partir dos dispositivos para o aplicativo.

“Rejeitamos de modo veemente a prática equivocada dos Estados Unidos de generalizar o conceito de segurança nacional, abusar do poder estatal e suprimir de maneira irracional as empresas de outros países”, disse Mao Ning, porta-voz do ministério chinês das Relações Exteriores.

O veto não é aplicado às empresas nos Estados Unidos que não estão associadas ao governo federal ou aos milhões de cidadãos que usam o aplicativo, muito popular.

No entanto, um projeto de lei apresentado recentemente ao Congresso pode proibir de fato o TikTok neste país, de acordo com a União Americana de Liberdades Civis (ACLU, na sigla em inglês).

“O Congresso não deve censurar plataformas inteiras e privar os americanos de seu direito constitucional à liberdade de expressão”, afirmou Jenna Leventoff, conselheira de políticas da organização, em um comunicado.

“Temos o direito de usar o TikTok e outras plataformas para trocar nossos pensamentos, ideias e opiniões com pessoas de todo o país e do mundo”, acrescentou.

O TikTok, que pertence ao grupo de tecnologia chinês ByteDance, virou um alvo político por preocupações de que o aplicativo poderia ser utilizado para espionagem ou propaganda pelo Partido Comunista Chinês.

A lei assinada pelo presidente Joe Biden no mês passado proíbe o uso do TikTok em dispositivos eletrônicos oficiais, assim como sua utilização na Câmara de Representantes e no Senado.

As preocupações de segurança nacional sobre uma suposta espionagem chinesa aumentaram após um incidente com um balão do país asiático que atravessou o espião aéreo americano – e depois foi abatido.

O governo do Canadá proibiu o uso do TikTok em todos os smartphones e outros dispositivos, alegando temores sobre o acesso de Pequim aos dados dos usuários.

Leia também: Futuro da web é FOCO da Suprema Corte dos EUA

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Leia Também

Estudo da OCDE analisa criatividade de estudantes em 64 países

Partindo do princípio de que o pensamento criativo é...

Monica Nitz lança curta-metragem nesta quinta-feira (6)

ChatGPT A artista plástica e documentarista Monica Nitz lança seu...

Maldito ex: livro revela os dois lados da moeda

Maldito Ex, a sequência de Querido Ex, coloca em...
g