terça-feira, 25 de março de 2025

Finais do Campeonato Metropolitano de Beach Soccer acontecem neste fim de semana

A principal competição de clubes de Beach Soccer do Espírito Santo está chegando ao seu final em 2023. A Série A do Campeonato Metropolitano, que conta com craques como Bruno Xavier, melhor do mundo em 2013, Anderson Dias, Campeão da Copa do Mundo e da Libertadores, realiza suas semifinais e finais neste sábado (2) e domingo (3), respectivamente.

Continua após a publicidade

O torneio acontece na Praia da Barra do Sahy, em Aracruz, desde o dia 25 de novembro e teve jogos durante todo o último final de semana e no meio desta semana.

Masculino

Continua após a publicidade

Anchieta e PSNE se classificaram pelo grupo A, e SEG Goiabeiras e Esquina passaram de fase pela chave B. As quatro equipes, inclusive, repetirão as semifinais do ano de 2022, quando SEG enfrentou o PSNE, e Anchieta pegou o Esquina. No ano passado, a equipe do Sul e a de Goiabeiras foram as finalistas.

Neste ano, porém, as equipes derrotadas voltam à quadra com reforços e pretendem uma revanche contra as outras duas. A equipe do Esquina, segundo lugar de seu grupo, teve a chegada de dois campeões da Libertadores pela equipe do Vitória da Bahia, em 2018. Anderson Dias e Caíque são os pilares da equipe treinada pelo professor Carlos Henrique. O time do Centro de Vitória tem ainda à disposição os campeões estaduais de seleções municipais João Vitor Fabri, Ramonzinho e Rossi.

Pelo lado dos atuais campeões, o Anchieta conta com a base que disputará o Campeonato Brasileiro em meados de dezembro no Rio de Janeiro. Mesmo com desfalques importantes, como o capitão da Seleção Brendo Chagas e o pivô Raphael Silva, a equipe ficou na primeira colocação do grupo com 100% de aproveitamento. A responsabilidade de comandar a equipe dentro de quadra recai sobre Bruno Xavier, que acaba de voltar de um título sul-americano com a amarelinha, e de seu sobrinho, Breno Xavier, capitão do Brasil sub-20.

A outra semifinal tem o PSNE, segundo lugar na chave A, que conta com a experiência misturada com a juventude que levou a equipe até as finais. O time de Santo Antônio, em Vitória, representou a vice-campeã Cariacica no Estadual de Seleções Municipais. Os destaques são o goleiro Denner, o fixo Dila, o ala Joinha (filho do ídolo capixaba Joia) e o pivô Maguinho.

Já a equipe do SEG tem ao seu lado o entrosamento. Isso porque o treinador Bruno Malias, tetracampeão do mundo pela Seleção Brasileira como jogador, tem jogadores que atuam juntos desde 2021, quando o time de Goiabeiras ergueu o troféu do Campeonato Metropolitano. Além deles, o clube possui o denominado “Quarteto do Rio”, já que, entre as novidades do SEG neste ano, estão atletas que jogam juntos pelo Flamengo Beach Soccer, no Rio de Janeiro, como o PH, atual artilheiro do Metropolitano.

As semifinais ocorrem no sábado. O jogo entre Anchieta e Esquina começa às 9h10, enquanto SEG e PSNE se enfrentam às 11h30. Os vencedores fazem a grande final no domingo (03), às 11h30, e os perdedores definem o terceiro lugar às 9h10, no mesmo dia.

Foto: Laillah Martinelle / FECABES

Feminino

No torneio das mulheres, o bairro São Pedro tem dois representantes: São Pedro BS e Itesp. As duas equipes ficaram em primeiro lugar em seus respectivos grupos e são comandadas pela mesma equipe técnica, o casal Rose e João. Craques da Praia e Guerreiras de Santa Cruz também se classificaram para as semifinais.

O primeiro jogo do sábado, às 08h, será entre São Pedro e Guerreiras de Santa Cruz. A equipe da Praia de Santa Cruz foi a única, entre os quatro representantes de Aracruz na competição (dois no masculino e dois no feminino), a passar de fase. E o confronto não é nada fácil, já que enfrentam as campeãs da América e vice-campeãs do Mundo. A equipe treinada pela técnica Rose tem à sua disposição atletas de gabaritadas, como Mayara, Jasna e Tai, que representam a Seleção Brasileira.

No outro confronto, a estreante Itesp encara uma pedreira, o Craques da Praia, equipe experiente nas competições de areia do Estado. E as novatas ainda tem boa parte do time composta por atletas com menos de 20 anos. As presenças de Laine, goleira vice-campeã do mundo com o São Pedro e campeã com a Seleção Brasileira, e de Istéfani, artilheira da Copa Norte de Seleções, trazem equilíbrio ao jovem time.

Pelo lado da equipe da Praia do Suá, três destaques do Campeonato Municipal de Vitória pelo Estadual FC foram cooptadas. Sarinha e as gêmeas Kamilly e Sara fazem o trio que garantiu uma campanha de arrancar o fôlego na fase de grupos. Nos dois primeiros jogos, contra MDE e Seleção de Aracruz, o Craques da Praia foi buscar o empate faltando segundos para terminar os jogos.

A segunda semifinal feminina tem início às 10h20 deste sábado. A final feminina, assim como a masculina, está marcada para o domingo, às 10h20. A decisão do terceiro lugar abre o último dia de Campeonato Metropolitano, com início às 08h.

Veja também:

Mudial de Skate Street acontece neste sábado (02) e Rayssa Leal espera título brasileiro

Continua após a publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Vitória, ES
Amanhecer
05:46 am
Anoitecer
05:47 pm
25ºC
Chuva
0mm
Velocidade do Vento
1.54 km/h
26/03
Qua
Mínima
23ºC
Máxima
26ºC
27/03
Qui
Mínima
23ºC
Máxima
27ºC
28/03
Sex
Mínima
23ºC
Máxima
26ºC
29/03
Sáb
Mínima
23ºC
Máxima
27ºC
Colunistas
Cássia Ramos

Jovem aprendiz: uma porta de entrada para o futuro profissional

Leia também