Nos dias 3 e 4 de julho, representantes das secretarias de educação do Espírito Santo e de São Paulo participaram do encontro do Compromisso Nacional pela Qualidade e Equidade na Educação Infantil (Conaquei), promovido pelo Ministério da Educação (MEC).
O evento aconteceu no auditório da UNINOVE, em São Paulo, reunindo gestores públicos, técnicos da educação infantil, universidades e parceiros institucionais.
Espírito Santo: Articulação e Compromisso com a Educação Infantil
O Secretário Vanderson Valadares, do Espírito Santo, destacou o compromisso com a qualificação da educação infantil nos municípios capixabas. A atuação da UNDIME-ES prioriza a gestão democrática e escuta dos territórios, alinhando-se aos cinco eixos do Compromisso, que incluem gestão democrática, formação dos profissionais, propostas pedagógicas, avaliação da oferta e melhoria da infraestrutura.
Durante sua fala, Valadares reafirmou a importância de respeitar a infância e investir na qualidade desde os primeiros anos. A UNDIME-ES está comprometida em garantir acesso à educação infantil com equidade, diversidade e valorização dos profissionais.
Ele enfatizou a educação inclusiva, afirmando que nenhuma criança deve ser excluída do processo educacional, especialmente aquelas com deficiência ou em situações de vulnerabilidade. A UNDIME-ES mobiliza os municípios para aderirem ao Compromisso e promove ações de formação em parceria com universidades públicas.
São Paulo: Indicadores de Qualidade e Gestão Técnica
São Paulo, anfitrião do encontro, apresentou indicadores de qualidade implementados em diversas escolas. Técnicos da Secretaria Estadual e redes municipais discutiram práticas de escuta das crianças, gestão participativa e avaliação institucional.
O evento incluiu apresentações de entidades sobre o acesso e oferta de vagas em creches e pré-escolas, com análise para o planejamento das redes.
Perspectivas e Avanços
No Espírito Santo, a UNDIME-ES foca na formação continuada, escuta das infâncias e apoio municipal. Em São Paulo, os indicadores são usados para avaliação institucional e gestão técnica de acordo com diretrizes nacionais.
Ambos os estados seguem as Diretrizes Operacionais da Educação Infantil e os objetivos do Compromisso Nacional, buscando qualidade social, equidade, inclusão e respeito à diversidade na educação infantil.