Inspirado por iniciativas de sucesso ao redor do mundo, como os murais em Wynwood Walls, Miami, e o Street Art Museum, em São Petersburgo, o projeto “Vila Velha Ontem, Hoje e Sempre” propõe uma intervenção artística que converterá a alça da Terceira Ponte (viaduto Theodorico Ferraço), próximo ao Shopping Praia da Costa, em uma verdadeira galeria de arte a céu aberto.
O projeto, realizado pelo Estúdio Medusa e idealizado pela Locomotipo, celebra a riqueza histórica e cultural de Vila Velha, destacando elementos icônicos que fazem parte da identidade da cidade. Desde o Farol de Santa Luzia até o Convento da Penha, passando pela figura histórica do Frei Pedro Palácios, pelo indígena, pela influência africana na cultura do Congo e pelo renomado artista Homero Massena, cada detalhe do mural reflete séculos de história e tradição.
A montagem dos andaimes está sendo finalizada, e a limpeza minuciosa da pedra começa nesta quarta-feira (15). A pintura do painel a céu aberto terá início na próxima quarta-feira (22). O trabalho será conduzido por quatro artistas, cinco dias por semana, durante oito horas diárias, garantindo a segurança com o uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) adequados para trabalho em altura.
Paulo Gustavo, artista da Locomotipo, descreve a arte urbana realizada em linguagem de Pintura Mural como dinâmica e moderna, mesclando diferentes técnicas para representar a diversidade cultural local, juntamente com Alex Furtado e Filipe Motta, que também assinam a obra.
Além da intervenção artística, o projeto prevê a criação de um hotsite acessível com informações detalhadas sobre a obra, bem como um vídeo documentando todo o processo de criação, ampliando o alcance e tornando a arte mais acessível a todos. O hotsite será lançado após a conclusão dos trabalhos.
Com cores vibrantes, a obra pretende cativar moradores e visitantes, tornando-se uma nova atração turística estrategicamente localizada para dar as boas-vindas a quem chega à terra canela-verde pela ponte.
Vanessa Yee, produtora do projeto e diretora geral do Estúdio Medusa, destaca o suporte da Lei Paulo Gustavo e da Prefeitura de Vila Velha para a realização do trabalho com seriedade e segurança, ressaltando a importância da iniciativa para fomentar a cultura na cidade.
A alça da Terceira Ponte está parcialmente interditada para a realização do projeto, com uma das faixas da via interditada para garantir a segurança dos artistas. O trânsito segue em duas faixas, com previsão de liberação total em 40 dias.