sábado, 25 de maio de 2024

Nova carteira de identidade começa a ser emitida no ES nesta quinta (11)

O Espírito Santo, assim como todos os estados e o Distrito Federal, têm até esta quinta-feira (11) para começar a emitir o novo RG. A nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) substituirá o modelo antigo do documento.

A principal mudança, em relação ao modelo antigo, é que o novo documento não tem mais o número do Registro Geral (RG), mas apenas o do Cadastro de Pessoa Física (CPF) como identificador, único e válido para todo o País.

De acordo com a Polícia Científica, nas primeiras semanas os cadastros e emissões não serão abertos ao público geral. Haverá um posto piloto que atenderá um número limitado de pessoas.

“Será utilizado um sistema totalmente novo e, nas primeiras semanas, os cadastros e emissões não serão disponibilizados para o público geral, ocorrendo de forma controlada, em um posto piloto, para um número limitado de pessoas que requererão a primeira via do documento e que não apresentarem nenhuma pendência no cadastro da Receita Federal, uma vez que, a partir de então, os sistemas estarão integrados”, informou.

O que precisa para tirar o novo RG?

Para solicitar o novo RG, basta ir ao órgão emissor da sua cidade e apresentar a certidão de nascimento ou casamento. As secretarias de Segurança Pública do Distrito Federal e de cada estado serão as responsáveis por disponibilizar o documento.

Haverá versão digital?

O documento está disponível em formatos físico e digital, a versão física é estampada em papel moeda. O novo RG só pode ser “baixado” de maneira digital após a emissão do novo documento físico com QR Code no verso. Com o documento físico já emitido, você deve solicitar a versão digital diretamente no app do Gov.br.

Há prazo de validade?

O prazo de validade da nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) varia de acordo com a faixa etária: cinco anos para crianças de até 12 anos incompletos; dez anos para pessoas de 12 a 60 anos incompletos; e indeterminado para quem tem acima de 60 anos.

Quanto custa?

A primeira via e a renovação da nova carteira de identidade são gratuitas. Quem perdê-lo e precisar tirar a segunda via terá de pagar uma taxa estipulada por Estado.

Leia também:

Aquaviário expande horários para viagens noturnas a partir da próxima semana

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe

Recentes

Leia Também

g