O último mês de novembro marcou o maior volume mensal de importações de automóveis em moeda nacional no Espírito Santo desde que os registros começaram a ser aferidos pelo Ministério da Fazenda, em 1997. O volume total atingiu um valor de R$ 1,5 bilhão. O recorde nas importações de veículos também é atribuído ao crescente mercado de carros elétricos no Brasil.
Por trás dos números está o competitivo complexo portuário de Vila Velha, que se tornou a principal porta de entrada de veículos elétricos no Brasil, e, para 2024, prevê a importação de mais 150 mil automóveis elétricos e híbridos vindos da China.
O porto, operado pela VPorts (antiga Codesa), recebe os carros e os distribui para todo o país, sendo que a maior parte vai para São Paulo, sede da Comexport, a maior importadora de veículos elétricos do Brasil.
O prefeito de Vila Velha, Arnaldinho Borgo, atribui esse recorde de importações de veículos pelo complexo portuário do município a fatores estruturais da cidade e do Estado, envolvendo o parque logístico local, o fácil acesso aos modais de transportes rodoviários e ferroviários, e também ao iminente retorno da tributação sobre veículos elétricos no país.
“Vale lembrar que a nova legislação federal prevê um aumento progressivo das alíquotas para veículos elétricos, com uma tributação entre 10% e 12% em janeiro, chegando a 18% e 25% em julho, dependendo se são elétricos ou híbridos. Essa mudança iminente tem levado consumidores a antecipar suas compras, enquanto as concessionárias estão ampliando seus estoques para garantir preços mais competitivos. O resultado certamente será um incremento ainda maior nas vendas”, avaliou Arnaldinho.
O prefeito também ressaltou as vantagens que tornaram o município o principal destino das operações internacionais do mercado automotivo.
“Este ano, inauguramos uma linha direta entre a China e o Brasil – em que os navios chegam e saem pelo porto local –, o que torna as operações de importação mais viáveis. Afinal, sem a necessidade de transbordo em outro complexo portuário, os custos ficam bem mais competitivos. O importante é que, além de trazer veículos, os navios da companhia naval Cosco voltam para a China levando celulose e granito, dois dos insumos de exportação mais importantes do nosso Estado. Isso significa que o Porto de Vila Velha está trazendo mais prosperidade e desenvolvimento”.
De acordo com o secretário de Desenvolvimento Econômico de Vila Velha, Everaldo Colodetti, o aumento expressivo nas importações de veículos elétricos pelo Porto de Vila Velha, em novembro, contou com uma contribuição significativa das fabricantes chineses BYD e GWM.
“Vila Velha está consolidando sua posição estratégica como grande polo de importação devido à sua eficiência logística e competitividade. É evidente que o movimento de antecipação de compras de veículos elétricos, que começou em novembro, é um reflexo direto da volta da tributação sobre esses veículos. E isso também vem influenciando no aumento das importações”, salientou.
O diretor Geral de Terminais da Log-In Logística Intermodal, Gustavo Paixão, ressaltou o avanço do Terminal de Vila Velha (TVV) em competitividade no setor portuário.
“Registramos um crescimento de 45,3%, somente entre 2022 e 2023. Com um variado mix de cargas e refinada estratégia de precificação, o terminal faturou R$ 165,8 milhões, apenas nos primeiros três meses deste ano, e também bateu recorde histórico de Receita Operacional Líquida no período – R$ 48,2 milhões, referente à armazenagem de mercadorias e a outros serviços. Este desempenho indica o potencial que faz das operações portuárias do município uma referência em todo o país”, informou.
Para o diretor Comercial da Vports, Pedro Benevides, a linha direta do estaleiro chinês Cosco, entre a China e o Brasil, simboliza um grande avanço em direção a operações portuárias mais sustentáveis.
“Este é o primeiro navio que atende exclusivamente, de forma regular, direta e sem transbordo, à linha marítima de transporte de cargas entre ambos os países. E o prefeito Arnaldinho Borgo está de parabéns por priorizar a pauta logística do Estado e por sediar novos modelos de negócios, o que valoriza a vocação de Vila Velha para o setor logístico e, sobretudo, para as operações portuárias internacionais”, explicou.
*Informações da assessoria da Prefeitura de Vila Velha
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