Jovens das 12 aldeias indígenas de Aracruz têm a oportunidade de participar gratuitamente da oficina de quadrinhos promovida pelo Projeto Narrativas Periféricas. A iniciativa, realizada pela Ciclo Escola com patrocínio da TAG, disponibiliza 20 vagas para jovens a partir de 12 anos que tenham interesse em desenhar. As inscrições estão abertas até 5 de janeiro de 2024 e podem ser feitas através deste link, onde os candidatos devem preencher o formulário e enviar um desenho de autoria própria, com tamanho máximo de 10 MB.
A oficina será conduzida na Associação Indígena Tupiniquim e Guarani (AITG), na aldeia Caieiras Velha, e terá a supervisão de Daniela Claudino de Matos, jovem indígena da aldeia Caieiras Velha. O curso está programado para acontecer de 16 a 19 de janeiro, das 13h às 16h, abordando temas relacionados à construção de narrativas indígenas e práticas de quadrinhos. Os participantes receberão material para as aulas, lanche e, ao completarem a carga horária mínima de 75%, receberão um certificado digital.
O Projeto Narrativas Periféricas tem como objetivo fomentar a inclusão de jovens indígenas, negros, periféricos e da comunidade LGBTQIA+ nas artes, por meio de oficinas e atividades formativas. Além disso, o projeto contemplou a entrega de 14 gibitecas em unidades socioeducativas do Espírito Santo, promovendo o acesso à leitura de quadrinhos e estimulando o engajamento desses jovens no universo geek.
O resultado da seleção para a oficina será divulgado em 11 de janeiro no perfil do Narrativas Periféricas no Instagram.