...

Ilhas de Vila Velha são liberadas para visitação após seis meses fechadas

Após seis meses fechadas, as ilhas costeiras de Vila Velha estão liberadas para visitação, mas com restrições estabelecidas por um novo decreto.

A prefeitura deverá adotar novas medidas para garantir a segurança dos visitantes e a proteção da fauna local. O Comitê Municipal para enfrentamento ao vírus da gripe aviária (H5N1) coordenou a elaboração do novo decreto publicado, atendendo as orientações do governo do estado.

Entre as novas medidas que devem ser adotadas pela prefeitura de Vila Velha, estão:

  • monitoramento semanal das ilhas quanto à presença de indivíduos de aves;
  • monitoramento semanal das ilhas quanto à presença de indivíduos de mamíferos;
  • monitoramento semanal das ilhas quanto à presença de indivíduos de répteis;
  • orientação aos visitantes sobre as medidas de prevenção à influenza aviária;
  • proibição de acesso de animais de estimação nas ilhas, sejam eles domésticos ou silvestres, exceto em situações em que o animal esteja desempenhando o papel de cão-guia de deficientes visuais.

O decreto também prevê a proibição do desembarque nas ilhas costeiras do município durante o período de altas concentrações de aves marinhas/insulares, conforme previsto no art. 2º da Resolução CONSEMA nº011/2005, ou quando identificada a ocorrência de mortandade de algum indivíduo devido à Influenza Aviária H5N1.

Segundo a prefeitura, as novas medidas são necessárias para garantir a segurança dos visitantes e a proteção da fauna local, especialmente após a detecção da infecção pelo vírus da influenza aviária H5N1 de alta patogenicidade em aves silvestres na região.

Leia também:

Vila Velha e Vitória terão sistema integrado de bicicletas compartilhadas

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Leia Também

g